MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

No – 128 – COLUNA DO SARDINHA




A TEORIA DO SUBJUGO NACIONAL (4ª. Parte)

A nossa sugestão, dita no número anterior, para a transferência de tecnologia, com a fabricação das aeronaves de caça no país, por certo irá cair no vazio, isto porquê na época do regime militar, fez-se um acordo com a indústria italiana para a fabricação do AMX pela então estatal EMBRAER, aqui no Brasil, o que efetivamente aconteceu. Mas, novamente, a mão invisível do subjugo nacional funcionou: planos, plantas e tecnologia foram arrastadas para o ralo pela força de pressões obscuras.
Nunca mais se falou na Aeromacchi/Embraer/AMX.
Resume-se, material bélico e corrupção são palavras indissociáveis. Não precisa entender de política, sociologia ou história para explicar. Os países pobres abastecem os seus poderosos de plantão através da propina e de negócios subjacentes à compra de armas, que geralmente são vendidas a preços superfaturados.
Preços que nem sempre são determinantes na escolha do material a ser comprado. O argumento mais comum utilizado para a compra do mais caro é o da transferência de tecnologia, que na verdade nunca chega ao país comprador, que fica sempre dependente ou subjugado ao país vendedor.
O interessante, curioso e acima de tudo triste é que a fabricação do caça francês RAFALE, do canadense ARROW e do ítalo/brasileiro AMX e de todos outros aviões em uso no mundo, só seria possível graças a um metal, cuja produção depende quase que exclusivamente do Brasil, que detém 97% das jazidas conhecidas: o nióbio, o mais leve dos metais refratários.
O CFM56 - o motor a jato mais usado hoje em dia, feito pela joint-venture GE/Snecma - contém cerca de 300 quilos de nióbio de alta pureza. Vale lembrar que a maior parte desse nióbio é proveniente da mina da CBMM em Araxá, Minas Gerais.
A aplicação e importância do nióbio não pára por aí: sendo a mais importante, como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço, especialmente nos aços de alta resistência e baixa liga usados na fabricação de automóveis e de tubulações para transmissão de gás sob alta pressão e ainda seu emprego em superligas que operam a altas temperaturas. É também adicionado ao aço inoxidável utilizado em sistema de escapamento dos automóveis, e ainda na produção de ligas supercondutoras de nióbio-titânio usadas na fabricação de magnetos para tomógrafos de ressonância magnética. Encontra aplicação também em cerâmicas eletrônicas, em lentes para câmeras e em fibras óticas.
Apenas por curiosidade, pesquisadores da UFRJ obtiveram o luminol, substância utilizada em perícia criminal para detectar resíduos de sangue, a partir da utilização do nióbio.
Detendo as maiores jazidas conhecidas do estratégico mineral, é o terceiro em valor na nossa pauta de exportações, o nióbio deveria representar para nós o que o petróleo significa para o Oriente Médio.
Mas não é assim. Na Bolsa de Londres, o valor simbólico de cotação, beira os US$90,00 o quilo, não havendo registro de negócios. As mineradoras (todas estrangeiras) que retiram o minério no país, vendem-no para uma holding por um valor meramente escritural, que contabilmente surge como realmente pago e o repassa ao usuário final por um preço infinitamente superior.
O nióbio é o único produto do mundo cujo preço final é estipulado pelo comprador, que paga ao vendedor as quireras que um país subjugado merece.
Quando Lula tomou posse, muito acreditou-se que tal estado de coisas iria mudar. Certamente mudou, mas para pior.
Os ambientalistas e os patriotas aguardavam com ansiedade o novo marco regulatório que deveria disciplinar a ação predatória das mineradoras que estão transformando o país num queijo suiço, aqui só deixando os dejetos e rejeitos que só emporcalham e poluem nossos rios. O que se vê?
Voltaremos ao assunto.

Luiz Bosco Sardinha Machado