MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O LIXO DE ARROIO DO SILVA

Historinha (pra boi dormir) sobre o lixo de Arroio do Silva

Ana Echevenguá


Vejam uma notícia interessante que saiu no jornal: o município de Arroio do Silva-SC está desenvolvendo  o projeto “Cidade Limpa”, de conscientização quanto à destinação correta do lixo.  “Milhares de folders foram confeccionados com orientações para manter a cidade limpa e organizada”1Com o apoio da Preservale que instalou, na cidade, mais de 20 lixeiras para material reciclável.

Já imaginei o balneário cheio de turistas, que triplicaram a produção do lixo, enfeitado com 20 lixeirinhas coloridas.
Iniciativa elogiável? É..., até que é!... Mas, eu considero uma aberração porque sei um pouco mais sobre essa historinha pra boi dormir que as prefeituras criam.
Sabem qual é a “destinação correta” do lixo de Arroio do Silva? Vai tudo pro ‘pátio do vizinho’; pra Araranguá. Prum lixão da iniciativa privada que – no papel – tem o nome pomposo de ‘centro de reciclagem’, construído em cima do antigo lixão de Araranguá (que, até hoje, não foi recuperado).
Esta “destinação correta” custa bem baratinho. Parece que é coisa de sessenta real a tonelage. Tudo oficializado num processo de licitação.
O ‘centro de reciclagem’ é dessa Preservale, que tá distribuindo as lixeiras. Pra empresa, o projeto é ótimo. O pessoal vai lendo os folders, çiconscientizando e o lixo das lixeirinhas será enviado pro lixão.
A regra do jogo da Máfia do Lixo é: quanto mais lixo passa na balança do lixão, mais dinheiro no bolso do dono deste.
É lixão? É. O caso tá na Justiça. Mas, a Preservale tem a licença da FATMA, o órgão estadual que abençoa a maior parte dos crimes ambientais que aqui ocorrem.
Gente, como essas, existem outras histórias bonitinhas sobre o lixo.
E que, por renderem votos e muito dinheiro pra poucos, ganham espaço na mídia.
Só não entendo uma coisa: por que o morador de Araranguá aceita isso passivamente?
Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br

Nenhum comentário: