MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 15 de setembro de 2009

No - 124 – COLUNA DO SARDINHA






MARCO REGULATÓRIO (O PRÉ-SAL E OS MARES DE MINAS)

Para nós foi surpresa esta abrupta retomada do sonho ufanístico do presidente Lula com relação ao pré-sal, isto porquê em setembro do ano passado, por ocasião da crise financeira mundial a Petrobras fora pega no contra-pé, especulando com Antecipação de Contratos de Câmbio (ACC’s), que segundo o mercado, deram um prejuízo à empresa à época que ultrapassava a cifra astronômica de dezenove bilhões de dólares!
Daí, com tal prejuízo-monstro, a ordem seria, como ocorre até com o boteco da esquina, cortar despesas.
Mas, não com a Petrobras. Uma empresa que nasceu estatal, com nosso rico dinheirinho dos impostos, foi-se transformando aos poucos numa entidade anômala, com duas faces. Uma, verdadeiro urrah! ao neo-liberalismo, com os lucros e vantagens vindos em benefício da empresa e de seus acionistas; na outra face todos os prejuízos e investimentos pesados sendo carreados ao Estado, que inclusive dá-lhe um tratamento diferenciado, abrindo-lhe os cofres do Tesouro Nacional e blindando a empresa com um escudo que a protege de tentativas de auditoria por parte de quem quer que seja.
No caso dos prejuízos de setembro, a petrolífera foi socorrida pelo Tesouro Nacional, BNDES, CAIXA e Banco do Brasil e teria quebrado, se não fosse a generosidade do governo, que estranhamente injeta bilhões na empresa sem questionar para que ralo vai o dinheiro.
Em administração pública atitudes estranhas são um mau sinal, denotando que se quer encobrir algo muito sério.
A braços com uma CPI para investigar irregularidades na empresa, o governo Lula desencadeou uma verdadeira guerra-relâmpago para abafar qualquer tentativa de denúncia e de apuração.
O lançamento do marco regulatório do pré-sal foi uma dessas atitudes estranhas com os nítidos contornos de uma operação-abafa, da qual participou metade dos ministérios, com seus titulares fazendo declarações esdrúxulas, criando falsas polêmicas sobre algo que está literalmente no terreno das hipóteses e especulações.
O ministro Minc especula, num exercício de futurologia, que a produção de petróleo em águas profundas será excessivamente poluidora! Então, deveria ser proibida, não é ministro?
O ministro Lobão das Minas e Energia (o homem do Sarney dono de mineradora no ministério Lula), já vaticina que daqui 10 ou 15 anos quando e se o pré-sal começar a produzir, o combustível não vai baixar. Um exercício de imaginação um tanto lógico e certo, pois talvez, até lá, seremos um dos maiores produtores do planeta, o que só beneficiará meia-dúzia e o povo continuará pagando o pior e mais caro combustível do mundo. Como sempre.
Além da ação dos ministros, o presidente Lula como é de praxe, também participou, tendo o desplante de anunciar que a eventual compra de caças franceses serviria para defender o pré-sal. Será? De quem? E por aí foram.
Mas, o mais estranho e digno de nota é que o governo Lula é avesso a marcos regulatórios, tipo o do pré-sal, bem lembrando-se a Lei Geral de Telecomunicações que foi alterada, permitindo cartéis, para beneficiar a Brasil/Telecom (sempre ela), vendida à OI!
Então, por que a pressa?
Mais urgente para resolver-se do que o marco regulatório do pré-sal, é o desastre ambiental de que Minas Gerais é palco pela ação das mineradoras, todas elas multinacionais, que estão arrasando o sub-solo mineiro, criando crateras lunares e tudo por falta de um marco regulatório, que discipline a extração predatória e o beneficiamento do minério. Situação que começou com a privatização de FHC e continua na mesma no governo atual, que não moveu uma palha para modificar tal estado de coisas.
Mas a questão é: o que é prioritário para Lula? Por certo, não serão as crateras e os mares de Minas, que não estão para peixe e nem para petróleo; e que não resolvem o problema das irregularidades na Petrobras, nem estão na onda da mídia e nem possibilitam a criação de um cabide de empregos em uma nova estatal, coisas que o pré-sal certamente fará.
Minas, quando muito, conseguirá o que por si só não é suficiente para que as atenções se voltem para ela, modificar a paisagem da China e do Japão com as montanhas artificiais de minério de ferro, por ela exportado a preço de banana.

Luiz Bosco Sardinha Machado

-------000000-------

Eu há 30 anos só voto no melhor Partido. Vote você também. É só digitar 00 (zero zero) para tudo e todos.Um outro partido muito bom também que você pode votar é o 99.Eu "lhe agaranto" que você nunca mais irá sustentar esses vagabundos, corruptos, furtadores do erário público.Em 2010 vote 00 para Presidente, 00 para governador, 00 para senador, 00 deputado feral, 00 para deputado estadual.O Brasil agradece.
Julio

-------000000-------
A verdade é essa, o que existe é um bando de parlamentares, todos corruptos, usurpadores do dinheiro público, leia-se, dinheiro do pobre, porque os grandes não pagam impostos e nem recolhem contribuição de qualquer natureza. Nenhum deles está lá pra defender o direito e buscar benefícios p/ o cidadão e sim, legislar em causa própria e enriquecer ilicitamente.
Para mim não passa de uma grande vergonha, uma grande decepção.

N. Batista - Advogado/RN


------0000000------

Prezado Amigo, Fico feliz que existam pessoas que compartilham com idéias sadias e que repudiam essa podridão que anda nossos político, tem a minha solidariedade.
Abraço
Edmilton de Almeida

-------000000------

Prezados senhores,

O que temos é uma camarilha que não quer largar a teta.
Da forma como está montado o Estado Brasileiro, sempre, quem estiver mamando vai fazer tudo para não largar.

Vejamos: a) o Presidente da República nomeia os ministros do Supremo Tribunal Federal, claro está que não vai nomear inimigos ou adversários políticos. b) Nomeia, também, os ministros de todos os tribunais superiores, inclusive os do TCU. Assim, quando será que vamos ter um controle, uma transparência digna de ser mostrada? c) O mesmo acontece a nivel estadual, os governadores são os que escolhem os desembargadores e os conselheiros de contas dos tribunais de contas estaduais e dos conselhos de contas dos municípios. Novamente quem eles vão escolher?
Não advogamos a escolha de adversários ou inimigos, mas tão somente de técnicos para os aqueles cargos técnicos e uma outra forma de indicação que não tenha de passar pela escolha do presidente, pois só assim haveria, ao meu ver, independência e transparência.

Brasília DF, 11/09/2009

José Perez


-------000000-------
Caro Luís Bosco Sardinha Machado
Como pobre mortal e vivendo nesse grande país, pois diante de tantos embrulhos ainda somos um povo ordeiro e grandioso, acredito isso sim, que mais dia menos dia veremos os nossos sonhos aos poucos sendo realizados.
O Senado Federal não está sozinho nessa de Graduar, Pós-Graduar e Doutorar homens que estão acima da Lei, do Povo e do País, vejamos o caso do STF, onde teve aquele bate boca e mais uma vez o povo não pode fazer nada.
O Tempo, no entanto, não perdoa esses homens que querem perpetuar-se ditando as regras de ultima hora e conveniências do momento, vêem surgir no caldeirão das periferias, organizações transgressoras da lei, onde vale o que esses chefes de facções acham o que está certo e vale tudo. Nota-se que essa massa está avançando e assim como no vale tudo da política e da justiça, vale tudo também nessas periferias.
Perguntar não ofende: Qual a diferença que existe entre as milícias suburbanas e a Chefia política nos estados, ou mais especificamente no Maranhão? É bem simples, na periferia as milícias controlam o gás, telefones, comércio, etc....Nesse ultimo para se instalar ou trabalhar precisa antes conversar, pois só e somente só dessa forma as coisas andam.
No ultimo ano vi a MPX querendo se instalar no MA e as coisas não andavam, a ponto de processos que normalmente levam 30 dias para serem resolvidos, ficarem mofando nas gavetas. Certo dia em um noticiário do horário nobre, passou a reportagem da visita ao Presidente do Senado do Sr Eike Bastista e coincidência ou não no outro dia os processos foram aprovados.
É assim que funciona hoje.
Pois bem o que queremos para o futuro:
Um país grandioso, onde o povo realmente possa eleger seus representantes e esses não fiquem a mercê do governo para se reelegerem?
Um estado nação, onde possamos ser visto mundialmente como o exemplo a ser seguido, não sendo a maior, mas sendo a melhor democracia do mundo?Um estado corrupto, onde tudo para ser resolvido precisa do por fora para ser executado e dessa forma criar a cultura do ser assim com os poderes e os namorados, netos e filhos se perpetuarem nas benesses dos cargos?
Um estado mafioso, onde vale tudo para se perpetuar no poder e tudo passa pelos subterrâneos desse para se concretizar?
Nosso povo é ordeiro, fraterno, amigo, solidário e vale a pena ser honesto, vale a pena ser digno, se hoje colocam a lama no ventilador para comparar todos os Senadores na mesma panela e como sendo farinha do mesmo saco, tenho certeza que o povo não vai deixar passar essa situação e saberá separar o joio do trigo.
Tenho certeza que logo, logo teremos as mudanças eleitorais que precisam ser feitas. Acredito que nós somos vitoriosos e dentro em breve teremos bons e notaveis representantes.Em outra oportunidade quero falar também na judicialização. Tudo está sendo levado para justiça, nada se resolve mais normalmente, tudo é justiça, isso é um péssimo sinal.
ALTHA CONSTRUÇÕES LTDA
Eng Edman Rodrigues Nóbrega Diretor

-------000000-------


CONFIRME.
CLARO QUE NAO DEVEMOS ALTERAR O TEXTO, MAS, POR FAVOR NADA TAMBEM DE DENGOS COM ESSES BANDIDOS.
TEM QUE DAR E MUITA PORRADA E PARA VALER. NAO SE TIRA NINGUEM DA POLITICA PELO VOTO.
TAI TODO MUNDO DO MENSALAO RINDO E QUE VOLTARAM PARA SEUS RESPECTIVOS POSTOS PÉLO VOTO DO POVO. PORTANTO SÓ PORRADA POIS A NOSSA POLITICA E ALTAMENTE E EXTREMAMENTE CORRUPTA E BANDIDA.
PORTANTO SEM COMPLACÊNCIA. VAMOS GRITAR SAIR ÀS RUAS E TIRAR TODOS ESSES BANDIDOS CORRUPTOS. CONHECE-SE O HOMEM LHE DANDO PODER PORTANTO, TENTEMOS TIRAR ESSE PODER. OS PARTIDOS TODOS, MAS PRINCIPALMENTE O PT DO SR LULALAU ADORAM....O PODER E NAO VAI SER FACIL TIRAR.
TAI SOBREVIVENDO A TODA CORRUPCAO E ENVOLVENDOS TERCEIROS OUTROS LARANJAS E AMIGOS ALOPRADOS BEM FEITO A ESSE POVINHO. MERECEMOS O GOVERNINHO QUE TEMOS.OBRIGADO.

Ronaldo

-------000000-------

Você atira para todos os lados(...) o seu alvo é quem? não me diga que é o PT, a maior experiência democrática desse país. Lute, para preservar o único partido que ainda temos, atacá-lo, frontalmente é inaceitável, por tudo o que ele representa na história contemporânea desse país. Posições maniqueistas não vão melhorar nosso país.
Saudações socialistas, de uma pessoa que ajudou a construir esse partido, e que não vai abandonar o barco, feito alguns covardes de plantão. Até breve, cidadão.
Bote


-------0000000-------


O senado é uma câmara revisora e burguesa. PORTANTO necessita de eleições majoritárias, assim como presidente governadores e prefeitos. LOGO não representam a propocionalidade da população de cada estado por ex.
a população de SP É IGUAL A DO AC? Porém possui mesma quantidade de senadores. Portanto FIM DO SENADO, POR UMA CÂMARA ÚNICA QUE REPRESENTE À PROPOCIONALIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Ivanildo


------000000------

Meu caro Sardinha: para quem já foi charmoso líder estudantil à la
Con-Bendit, caso de José Dirceu, e encontra-se onde está - trabalhando em
prol de Daniel Dantas e distribuindo cartões de visita em porta-cartões de
ouro 24 quilates - nada surpreende.

A única dúvida que resta é se eram oportunistas na esquerda à espera de uma
vaga à direita, ou se assim se tornaram.
Tudo bem que colunas vertebrais sejam flexíveis exatamente para não quebrar,
mas manter a coluna ereta ainda é mais do que mera letra de música. Pelo
menos para quem sabe o que significa a palavra "ética".

Abs, Marcelo Agnelli