MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

APAGÃO E IRRESPONSABILIDADE

Sete anos do PT no poder já seriam suficientes para que os diversos níveis e esferas de governo falassem a mesma língua como deveria ser.


Mas não é. O presidente Lula com a sua proverbial facilidade para dizer absurdos, parece que contagiou o resto do governo.


No caso do apagão, parece-nos que o Ministro Lobão (Minas e Energia), a Ministra Dilma (Casa Civil e ex- Minas e Energia) e Tarso Genro (Justiça) e outros funcionários menores, na ânsia de fazer média e desqualificar o incidente, que tem tudo de sério, passaram dos limites, com declarações e comunicados apressados, que contrariaram e desautorizaram o presidente, que declarara que assunto ainda iria ser apurado com rigor e estaria muito longe de uma solução.


Num país sério, com um presidente igualmente sério, o Ministro Lobão, que pode entender de várias coisas menos de energia, teria sido sumária e irrevogavelmente demitido, após o Comunicado Oficial de domingo (15/11) divulgado em todos os canais de televisão do país.


Segundo o Comunicado que virtualmente dispensa a realização de perícia, o agente causador do apagão seriam as causas naturais (raios).


Ora, se raios caídos em São Paulo comprometem o abastecimento de 18 Estados, suspendem o funcionamento de diversas hidrelétricas, inclusive Itaipu e duas usinas nucleares, estamos à beira de um verdadeiro caos anunciado.


E o que hoje é técnico, amanhã tende a virar político, pois o tratamento midiático dado a assunto tão grave, por Lobão e Cia está muito longe de vir a ser uma solução, mas sim, uma manobra para desqualificar as críticas, fundamentadas ou não, que por certo virão.


Pelo visto o governo Lula virou um campeonato de asneiras e uma guerra de desautorizações, que ganha quem suplantar o chefe Lula de maneira cabal e irrespondível e parece que nesse quesito, Lobão até agora é imbatível.


Luiz Bosco Sardinha Machado

LULA DESCARTA SABOTAGEM E DIZ QUE SÓ INVESTIGAÇÃO APONTARÁ CAUSA DE BLECAUTE





Da Agenda 2020

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que apenas as investigações vão determinar as causas do apagão que atingiu 18 Estados entre a noite de terça e a madrugada de quarta (11). Ele descartou a possibilidade de sabotagem e, sobre um possível novo apagão, afirmou que "as coisas só não têm chance de acontecer se Deus não quiser".


Para o presidente, todas as hipóteses para o blecaute apontadas até agora são "achismo". Lula afirmou que a análise das causas não é uma questão política, e sim técnica.


Horas após o apagão, o governo atribuiu as causas a problemas atmosféricos. Na quinta (11), tanto o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, como a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, consideraram o caso encerrado. O blecaute foi atribuído a "ventos, raios e chuvas".


Lula destacou que não há relação entre o apagão e a produção de energia elétrica. "A população brasileira tem que ter orgulho do sistema energético que é eficiente e robusto".


O presidente também afirmou que está acompanhando de perto as investigações sobre o caso e que já se encontrou com representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e outros órgãos responsáveis. Ele diz que espera a conclusão das investigações para afirmar, de fato, quais foram as causas do blecaute.


"Se foi sobrecarga de energia vinda de Itaipu, nós vamos ver. Se foi uma falha humana, nós vamos ver. Se foi um raio, nós vamos ver", disse.


A única hipótese de causa do apagão descartada pelo presidente é a de sabotagem. Lula afirmou que não há razão para alguém querer prejudicar o Brasil e disse que o blecaute não afeta a imagem do governo.


Investigação


Nesta sexta, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), apresentou oficio à Mesa Diretora da Casa com o pedido para que a Polícia Federal seja convocada a participar das investigações sobre o apagão. No ofício dirigido ao ministro Tarso Genro (Justiça), Tuma argumenta que a PF tem peritos qualificados para investigar o ocorrido no local onde supostamente houve o corte de energia.


O blecaute, que atingiu 18 Estados e parte do Paraguai, durou aproximadamente quatro horas, de acordo com o governo federal.


De acordo com o ministro de Minas e Energia, descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá (SP) foram a causa do desligamento de três linhas de transmissão e o consequente desligamento da usina hidrelétrica de Itaipu.


O MPF (Ministério Público Federal) abriu um procedimento administrativo para apurar as causas e os responsáveis pelo blecaute. A Procuradoria pediu explicações ao Ministério de Minas e Energia, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Itaipu Binacional.