MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CHILIQUES DA ALA RASA E BURRA DA ESQUERDA

 Questionando a Comissão Nacional da Verdade.


Dedicado a Mário Bortolotto, que se recuperou, e a Luis Fernando Verissimo, que pede, em sua última crônica, para que escrevamos sempre como propõe uma personagem de Nabokov, “à beira da paródia, mas tendo do outro lado um abismo de seriedade”, e eu não sei como fazer isso.
clic em mais informações para ler o restante

LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA


Base: Dezembro de 2009


IBGE estima safra 5,2% maior em 2010


O IBGE realizou, em dezembro, o terceiro prognóstico de área e produção para a safra de 2010, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas1, para 2010 é estimada em 140,7 milhões de toneladas2, 5,2% maior que a obtida em 2009. Já a área a ser colhida, de 48,1 milhões de hectares, apresenta crescimento de 2,0%. As informações da pesquisa do prognóstico representam 73,5% da produção nacional prevista, e as projeções respondem por 26,5% do total estimado para 2010.


Variação positiva para sete produtos

AOS CEM ANOS FALECE MIEP GIES






Miep Gies, a mulher que encontrou e guardou os diários de Anne Frank, faleceu ontem à noite, aos 100 anos de idade. Miep Gies ficou famosa mundialmente por ter escondido os diários dos nazistas, mas ela mesma nunca procurou reconhecimento por isso. A prova: quando, após a guerra, entregou os escritos de Anne a seu pai, Otto Frank, ela nem sequer os tinha lido.


A família Frank foi traída em 1944, último ano da guerra, e encontrada pelos nazistas em seu esconderijo. Depois que os alemães deportaram a família, Miep Gies guardou os diários de Anne em uma gaveta, e eles permaneceram ali até que ela os pudesse entregar ao único sobrevivente da família.


”Eu então levantei, abri a gaveta da minha escrivaninha, peguei todos os diários, com folhas soltas e tudo, e dei ao senhor Frank... Com as palavras: esta é a herança de sua filha Anne...”





Miep Gies Nasceu na Áustria e veio em 1920, depois da Primeira Guerra Mundial, para a Holanda, junto com milhares de outras crianças subnutridas. A ideia era que ela se fortalecesse e depois voltasse para a Áustria, mas a pequena Miep foi adotada por uma família de Leiden.


Quando tinha 24 anos, ela começou a trabalhar como secretária para a Opekta, a empresa de Otto Frank, que havia fugido para a Holanda em 1933.


De 6 de julho de 1942 até 4 de agosto de 1944, ela fez parte do grupo de ajudantes que tornaram possível a permanência da família Frank em seu esconderijo. No mesmo prédio em que os Frank se escondiam, no Prinsengracht 263, em Amsterdã, Miep Gies continuou a trabalhar no escritório de Otto Frank.


Vidas interligadas
Teresien da Silva é chefe do departamento de coleções da Fundação Anne Frank, conheceu Miep Gies pessoalmente e tinha sempre contato com ela. Ela conta que a história da família Frank perpassa toda a vida de Miep Gies.


”Todo dia 4 de agosto, o dia em que a família Frank foi delatada, as cortinas na casa de Miep Gies se fechavam. Ela ficava muito triste e não queria falar com ninguém. E isso até o fim de sua vida. Ela recebia diariamente cartas de pessoas do mundo inteiro que queriam saber como tudo aconteceu, como ela tinha encontrado os diários, como era Anne e como ela pôde fazer o trabalho que fez. Muitas cartas começavam dizendo “a senhora é minha heroína” e ela tinha muita dificuldade com isso, pois ela mesma não se via desta forma.”


De acordo com Teresien da Silva, Miep Gies respondia todas as cartas. Lia com atenção e tentava dar a todos as respostas que pediam.


Diferença
Miep Gies recebeu muitas condecorações por seus atos, na Holanda e em outros países. Recebeu, entre outros, o prêmio Yad Vashem, que tem este nome em referência ao monumento oficial de Israel em memória dos judeus mortos no holocausto.


A Fundação Anne Frank irá dar especial atenção ao falecimento de Miep Gies. ”Vamos fazer um website especialmente para ela e daremos atenção a sua história pessoal, a sua personalidade, também no museu.”


No website haverá um registro digital de condolências onde todos que desejarem poderão se despedir de Miep Gies.


www.rnw.nl