MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 23 de março de 2010

MAIS CRÍTICAS AO LINHA DE PASSE

Alguém precisa alertar
nossa mídia esportiva
para sua cegueira!





Todas as terças, acordo irritado com a Geni-Press, a ala mais frágil e que é predominante em nossa mídia esportiva. É que, na segunda à noite, assisto ao Linha de Passe, um de meus programas favoritos, e vejo que nem ali a razão é vitoriosa. Que mesmo alguns dos melhores do País, como Juca Kfouri e José Trajano, ainda não tomaram consciência dos principais fundamentos do futebol moderno. Continuam transitando pelos velhos buracos negros do ludopédio, apresentando-se como verdadeiros representantes da Geni-Press, o que é lamentável. Alguém precisa acordar nossa crônica esportiva! Veja tudo o que ela continua não sabendo e que deve irritar até o fã do futebol, por iludi-lo e ludibriá-lo.



1 – Alguém precisa avisar nossa mídia esportiva, e o Linha de Passe, que jogadores da Seleção, como Kaká e Felipe Melo, não estão jogando bem porque não são burros: em ano de Copa, se matar em campo é correr risco de contusão e de ficar fora. Sim, esses jogadores são cobrados pelos seus clubes, mas não adianta: não vão dar o sangue agora, para não enterrar a carreira antes de poder se consagrar.



Prova de que o Real Madri continua muito mal-administrado e não sem motivo é dono de uma das maiores dívidas do futebol mundial. Chamou dois jogadores do porte de Cristiano Ronaldo e Kaká justo num ano de Copa e agora está vendo que eles não dão conta do recado. Dinheiro mal empregado. E a torcida vaia Kaká. Sim, ele tem aquela lesão no púbis, mas não está se matando em campo porque é outro que não é burro: não quer perder a Copa por nada neste mundo e já se colocou de molho.



2 – Alguém precisa avisar nossa mídia esportiva, e também Messi, Lúcio e o Linha de Passe, que NÃO É HORA DE MOSTRAR FUTEBOL GENIAL! Messi está sendo ingênuo e imprudente. Já, já, toma uma pernada e fica fora da Copa. Se não for por isso, poderá ser pelo esforço exagerado. O argentino só tem feito brilhar, mas quando chegar a Copa poderá estar desgastado, cansado e sem condições de suportar a competição. E aí? O que dirão os argentinos dele?



O recado é também para o brasileiro Lúcio, que anda esmerilhando na Inter. Já, já, toma cacetada e aí vai chorar em casa, assistindo aos jogos da Copa pela TV. Mídia, por favor, esteja atenta a isto. Ligue para o velho Careca, o velho Romário, Émerson e todos aqueles que se machucaram antes da Copa e foram cortados. Veja como eles vão dar razão a Kaká, Felipe Melo e tantos outros que estão inteligentemente se poupando. É INGÊNUO FICAR COBRANDO, AGORA, BOM FUTEBOL DE JOGADOR QUE ESTÁ NA SELEÇÃO!



3 – Alguém precisa avisar nossa mídia esportiva, e o Linha de Passe, que Messi não é tudo isso. É mais do que evidente que o jogador só está mostrando um futebol assim exuberante porque o Barcelona nunca esteve tão bem montado, e de forma tão inteligente, quanto nestas duas últimas temporadas. Nem mesmo nos tempos em que Messi fazia dupla com Ronaldinho Gaúcho, o time era assim, tão inteligente. Tire uma ou duas peças do Barça e Messi volta àquele futebol do ano retrasado.



Quando o coletivo é bom, diz o jargão, aparece o talento dos habilidosos. É o caso de Messi, que até aqui nunca fez uma apresentação de gala na seleção de seu país. Não é porque se trata de jogador “que não é de seleção”, como querem a mídia e o torcedor argentino. É porque, até o final das Eliminatórias, a Argentina foi mesmo um time sem equilíbrio. Mas já mudou, está melhor montada, o que poderá levar Messi a brilhar também na seleção argentina.



4 – Alguém precisa avisar nossa mídia esportiva, e o Linha de Passe, que toda essa onda em cima de Messi e da ascensão da seleção argentina só favorece o Brasil. Quando terminaram as Eliminatórias e a Argentina conseguiu sua classificação na bacia das almas, comecei a achar que ali estava o futuro tricampeão do mundo. Agora com essa badalação em cima de Messi e da seleção argentina, começo a desconfiar que a Argentina vai para a Copa da África como favorita --- todos os seus jogadores estão em boa fase e jogando muito, no momento ---, o que pode derrubar os ‘hermanos’.



É fato que a Argentina melhorou muito nos últimos dois meses, mas chegar à Copa como favorita é mico na certa. A seleção que é favorita passa a ser muito visada, o adversário já entra em campo querendo ganhar dela, e com esquemas e cuidados especiais para consegui-lo. Além disso, o favorito entra na onda do “já ganhei” e relaxa em campo, por achar que não precisa dar tudo o que sabe, sempre contra um adversário que entrará mordendo e mordido. Até hoje, em toda a história das Copas, nenhum favorito levantou a Taça. Ajudará muito o fato de o Brasil chegar à África com uma série de problemas de contusão e desacreditado pela mídia internacional, como está acontecendo agora. Isto é história, é fato concreto.



5 – Alguém precisa avisar nossa mídia esportiva, e o Linha de Passe, que se a molecada do Santos ganha de 9 a 1 sem estrelas como Neymar e Robinho, alguma razão deve ter para mostrar futebol assim tão exuberante. A mídia esportiva e o Linha de Passe ainda desconhecem essas razões. Aqui vão: o Santos está hoje com o time mais moderno e inteligente do futebol brasileiro. Livrou-se de Kléber Pereira, agora conta com um técnico que já alcançou a essência do futebol, Dorival Jr., e hoje não tem nenhum jogador atuando como especialista em uma só função.



André é o centroavante mais moderno e versátil do futebol brasileiro. É jovem, tem fôlego de gato, habilidoso também, dá o primeiro combate com extrema eficiência, ajuda muito na armação e volta para roubar a bola no meio de campo e até mesmo para ajudar o time na defesa. Ou seja, fazia tudo o que Kléber Pereira não fazia. Não é à toa que o Santos anda endiabrado, bailando como nos tempos de Pelé.



6 – A maioria de nossa mídia esportiva, inclusive o Linha de Passe, não sabe para onde caminhou o futebol. Como diz o graaaaande cronista esportivo Vital Battaglia (infelizmente, nossa mídia esportiva não tem mais jornalista, quanto mais jornalista como ele), o futebol tem hoje “quase que os mesmos conceitos do boxe ou do basquete americano: ataque, defesa, técnica e eficiência. Quer dizer, os onze jogadores têm de praticar o futebol total, do goleiro ao centroavante: saber defender, armar e concluir.” Está errado Battaglia e certa a nossa mídia esportiva?



Em suma, todos os atletas precisam ser versáteis e ter mil utilidades. É também uma exigência do futebol moderno que sejam evitados aqueles jogadores especialistas em uma só função e que jogam fixos numa única posição. Para ir bem no coletivo, o time precisa jogar como o Santos de hoje: esse futebol total com rápido e envolvente toque de bola, posse da bola o máximo possível, tudo isto somado a fôlego de gato e muita mobilidade e habilidade (e habilidade é o que o futebol brasileiro mais tem).



Quando o time joga assim, os mais talentosos podem mostrar todo o seu futebol-arte e até se transformar no novo Pelé, como está acontecendo com Neymar.



7 – Nossa mídia esportiva e o Linha de Passe já se esqueceram: esse Neymar que está comendo a bola hoje no Santos é o mesmo que há menos de três meses ainda não estava suficientemente maduro para dar no couro, chegando até a ser encostado.



O melhor time --- e isto nem a mídia esportiva nem o Linha de Passe sabem --- não é aquele que tem os melhores jogadores, mas sim aquele que tem o melhor coletivo e joga com inteligência. É claro que ter bons jogadores conta muito. Mas o que conta mais é a maneira como eles jogam. Maior exemplo disso é o Real Madri, que conta com estrelas como Cristiano Ronaldo e Kaká, mas não joga nem a metade do que joga hoje, por exemplo, o Manchester United, que perdeu suas principais estrelas, só sobrou Rooney, mas anda bailando por toda a Europa.



Todos os times grandes que não estão bem e não deslancham, como o Palmeiras, assim estão porque não jogam como o Santos. Esse padrão de jogo do Peixe, com seus esquemas e suas táticas, precisa ser imitado por todos os times brasileiros. PRINCIPALMENTE, PELA SELEÇÃO.



Ao contrário, a maioria dos times do País joga aquele futebol burocrático, com esquemas e armação igualmente burocráticas e clichês: tem especialistas em cada posição e depende sempre do talento individual. Se a Seleção for do jeito que está para a África, certamente vai padecer, especialmente porque dois dos nossos maiores talentos poderão nem ser convocados: Ronaldinho Gaúcho e Neymar, fora toda a molecada do Santos, que precisa ser vista com muito carinho.



Será que ninguém vai acordar nossa mídia esportiva? O Linha de Passe? Socorro!!!



Tom Capri.

Nenhum comentário: