MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 11 de maio de 2010

DESTINO DA SELEÇÃO, DO CORINTHIANS E DEMAIS CLUBES

Novas máximas e

os destinos do nosso

futebol e da Fórmula 1



Veja até onde vão Seleção, Santos, Corinthians,

São Paulo, Palmeiras e Felipe Massa na F-1


Nem torcedores nem dirigentes, técnicos e jogadores já se deram conta de que novas máximas estão dando as cartas no futebol e na Fórmula 1. Veja quais são a seguir. Veja também os destinos da Seleção, do Santos, do Corinthians, do São Paulo, do Palmeiras e de Felipe Massa na Fórmula 1. Só se for muito ingênuo, Dunga não convoca, amanhã, Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar. Acompanhe.

Seleção, Gaúcho, Ganso e Neymar – Uma andorinha só não faz campeão.
A andorinha, no caso, é Kaká, que não está jogando o que sabe e não tem substituto à altura na Seleção. Não joga tudo o que sabe por duas razões: porque tem mesmo esse problema de inflamação no púbis e porque, a poucos dias da Copa, não pode mais ficar 'dividindo' pra valer como costuma fazer, pois corre o risco de não ir à África. Não seria o caso de, por conta disso, Dunga também convocar, amanhã, Ronaldinho Gaúcho ou Ganso? E até Neymar, outro que pode perfeitamente fazer esse papel, embora nossa cega mídia esportiva, a Geni-Press, não se tenha dado conta disto ainda?

Acontece que Dunga já está há muito tempo com o grupo fechado, o que é correto no técnico. Um treinador sério tem de agir assim. Vai testando enquanto pode até formar uma equipe sólida. Depois, tem de chamar um por um e dizer: "Você está no grupo, agora é com você. Se cuide, não se machuque, porque é certa sua presença na Copa".

Se não fizer assim e deixar que todos fiquem disputando posição até a última hora, seria um tal de um se quebrar aqui, outro se contundir ali, e Dunga poderia deixar de contar com suas principais estrelas na Copa que se aproxima.

É por isso que "os já certos" tiraram o pé e não arriscam mais, como Felipe Melo, Kléberson, Kaká e tantos outros. Alguns não tiraram o pé porque ou são ingênuos ou estão disputando títulos tão importantes quanto a Copa, como é o caso de Júlio César, Maicon e Lúcio, na Inter de Milão, que ainda luta para conquistar a Copa dos Campeões e o Penta italiano.

Só se for muito ingênuo, Dunga não chamará Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar. Nada perderá por chamá-los. Ao contrário, se não os convocar e vier a perder a Copa, será chamado de burro até seus últimos dias e, com certeza, irá para o Inferno: Deus, que é brasileiro, com certeza, jamais o perdoará por isso.

Corinthians – Quando o coletivo vai bem, até Danilo cresce e tem mercado fora do País.

Estive ontem no Pacaembu, na vitória sobre o Atlético-PR, e percebi que é mesmo verdade: o time ainda não acertou o pé. Quando o coletivo vai bem, reaparece o futebol-arte até em jogador de pouca habilidade. É o caso de Danilo. Quando o São Paulo estava naquela fase áurea, até o futebol dele apareceu e atraiu clubes de fora. Agora que o coletivo no Corinthians vai mal, voltou a sumir o futebol de Danilo, vaiado pela torcida.

E foi vergonhoso ontem: jogando contra 9 do Furacão, o Timão suou muito e só conseguiu virar por causa daquele pênalti inexistente. Se deseja voltar a apresentar o futebol-arte ganhador do Paulistão e da Copa do Brasil de 2009, o clube ainda precisa fazer muita coisa. E não sei se vai conseguir. A torcida já está de olho em Mano Menezes, que ontem voltou a demorar nas substituições e irritou. Parece que o time está no caminho certo, mas ainda não deixa nenhuma certeza de que vai chegar lá.

Palmeiras – Pior cego é o palmeirense: não quer mesmo ver.

Enquanto não mudar a atual diretoria e o clube não passar por uma reviravolta de 1500 graus, não vejo saída para o Palmeiras. A nova diretoria, presidida por Belluzzo, chegou renovando as esperanças. Mas, de erro em erro, foi afundando o clube. Criou esse clima todo e estressou os jogadores, que começaram a brigar entre si. Depois, expulsou do clube os que trocaram tapas, como Obina.

Em suma, jogou a torcida contra os jogadores e os jogadores contra a torcida, e não há mais comando. A diretoria tem sido permissiva com heróis do clube como o goleiro Marcos, que passou a falar mal dos companheiros e nada sofreu, agravando tudo. A parceria com a Traffic parece estar afundando ainda mais o Verdão. O pior é que ninguém consegue enxergar isto no Palmeiras. Enquanto todos estiverem cegos e não quiserem ver, nada vai mudar de substancial no Parque Antártica, a não ser que a sorte, a velha sorte, venha a galope, e ela não costuma aparecer nessas horas.

São Paulo – De Washington em Washington, o São Paulo pode fazer o seu Cruzeiro pelo Caribe e encher o papo de Libertadores.

Há mais de ano no São Paulo, Washington tem sido a principal razão de o Tricolor não ter levantado mais título. 'Paradão' tanto quanto Ronaldo, ele é sempre um a menos quando o time está sem a bola e abre um espaço enorme para o adversário, em razão de sua incapacidade para apertar a marcação lá na frente.

Como Ricardo Gomes já percebeu isso e o está pondo para jogar só nos minutos derradeiros do segundo tempo, é possível que o São Paulo acerte o passo, elimine o Cruzeiro e chegue à final da Libertadores. Ricardo Gomes vem sendo chamado de burro por isso, mas é possível que seja o último a rir.

A parada contra o Cruzeiro é indigesta, mas não mais impossível. E mais: se o São Paulo, jogando com Washington só no segundo tempo, não chegar à final da Libertadores, o técnico com certeza voltará a ser chamado de burro por todos, pelo fato de ter deixado o centroavante de lado. Aguarde para ver.

Chelsea – Os Abramovich que por Kia gorjeiam não gorjeiam como lá.

Tô estranhando nossa mídia esportiva geni-préssica, tão isenta e eivada de intelectuais sérios, como Daniel Piza, Luiz Zanin e Juca Kfouri, entre outros, não terem mais falado dos empresários russos que tomaram conta do futebol inglês e estão papando todas. Roman Abramovich, dono do Chelsea, voltou a conquistar o título inglês com dinheiro sabidamente sujo, ao que consta, e nada de nossa mídia abrir a boca.

Quando outro russo, outrora parceiro de Roman e hoje seu rival, Bóris Abramovich Berezovsky, tomou conta do Corinthians, com seu testa de ferro Kia Joorabchian, esses mesmos jornalistas ergueram-se contra a lavagem de dinheiro praticada por eles no Timão. Foi um deus-nos-acuda. Quiseram botar Kia e todo o Corinthians na cadeia (risos). A decadência e a queda do Timão para a Série B foram atribuídas --- equivocamente, é óbvio --- à presença desses "mafiosos" por aqui.

Agora, não falam mais nada, justo quando isto volta a acontecer na Inglaterra, na brilhante campanha do Chelsea, que lá começa a se tornar também o "campeão dos campeões". O que aconteceu? Será que os Abramovich que por Kia gorjeiam não gorjeiam como lá? Mas não são os mesmos?

Formula 1 – Dai a Massa o que é de Massa

Será que não vai aparecer uma boa alma capaz de avisar Felipe Massa de que ele está sendo fritado impiedosamente pela própria Ferrari e de que já dançou? A cada GP, fica ainda mais constrangedora a situação do piloto. Não bastasse o que aconteceu na China (aquele chega pra lá de Alonso, com aval da equipe), deram uma carroça para Massa em Barcelona e não o deixaram correr. Tudo para que Alonso não fizesse feio em casa.

Acabo de ler o que os jornais e a mídia virtual falaram do GP de Barcelona. É uma vergonha. Livio Oricchio, por exemplo, não sei se como repórter do Estadão, da Rede Globo ou como porta-voz da Fórmula 1, chegou a entrevistar Massa e não se deu nem ao trabalho de cutucar Massa, para saber se o piloto desconfia de alguma coisa.

Já, já, começaremos a ver, na mídia, que a Fórmula 1 ganhou um novo Rubinho Pé-de-chinelo: Felipe. Sim, porque, doravante, as coisas só tendem a piorar para o brasileiro, não estranhe se ele começar a se acidentar e até a ser chamado de burro pelos fãs, tamanho será o estresse daqui em diante. Poderiam poupar ao menos Massa disso.

Tom Capri.
 

Nenhum comentário: