José Onério*
Neste segundo final de semana, comemoramos uma data mais que especial: o Dia das Mães. Celebramos o dia dessas mulheres que tem o dom de conceber a vida, que não medem esforços e abrem mão de qualquer coisa para o bem dos filhos.
O Dia das Mães deveria ser comemorado todos os dias, pois ser mãe é uma dádiva. A figura materna deixou de ser meramente associada à dona de casa que cuida dos filhos e do marido, hoje as mães tem tarefa e responsabilidades maiores. Muitas delas lutam diariamente para educar os filhos, trabalhar fora, estudar, conquistar a independência financeira e até mesmo assumir as contas de casa sozinha.
Durante muitas décadas, as mulheres lutaram e conquistaram muitos direitos políticos e sociais que lhes garantiram melhor qualidade de vida e liberdade, como a participação na democracia tendo o direito ao voto e a se candidatar a cargos públicos, licença maternidade e auxílio-família no trabalho, pensão para os filhos no caso de um divórcio, entre outros.
E mais, o mundo moderno traz preocupações extras às mães, pois a insegurança e a qualidade do ensino devem ser acompanhadas de perto. Hoje, planejar o financiamento de uma faculdade, ajudar na compra de um carro, incentivar à prática esportiva, leitura, boa alimentação, cuidar da saúde e adequar-se às mudanças do dia a dia faz parte de um grande quebra-cabeça para as mães que zelam pela vida do filho.
A origem da comemoração dos Dias das Mães se deu no início do século XX, quando uma jovem norte-americana Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Dessa forma, ela e as amigas inventaram um dia para homenagear sua mãe e que mais tarde, estendeu para as mães do mundo inteiro. No Brasil, a comemoração foi oficializada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, que determinou que a data fosse celebrada no segundo domingo de maio.
Gostaria nesse artigo, de parabenizar todas as mães do mundo e dizer o quanto é importante a figura materna na vida de cada um, é difícil dizer todos os adjetivos atribuídos a essa mulher especial. Mãe é fortaleza, sensibilidade e abrigo para seus filhos, um amor tão grande e tão puro que contempla até o impossível. FELIZ DIA DAS MÃES!
*José Onério é major da reserva da Polícia Militar formado pela Academia de Polícia Barro Branco e Bacharel em Direito. Foi prefeito de Indaiatuba na gestão 2005/2008, sendo que na sua gestão, a cidade foi considerada a número 1 do Brasil em qualidade de vida, medido pelo índice Firjan e foi presidente do Conselho da RMC em 2008. Atualmente, preside o diretório do PPS de Indaiatuba e é membro da executiva estadual do partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário