MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

sábado, 8 de maio de 2010

HOMENAGEM ÀS MÃES

José Onério*

Neste segundo final de semana, comemoramos uma data mais que especial: o Dia das Mães. Celebramos o dia dessas mulheres que tem o dom de conceber a vida, que não medem esforços e abrem mão de qualquer coisa para o bem dos filhos.

O Dia das Mães deveria ser comemorado todos os dias, pois ser mãe é uma dádiva. A figura materna deixou de ser meramente associada à dona de casa que cuida dos filhos e do marido, hoje as mães tem tarefa e responsabilidades maiores. Muitas delas lutam diariamente para educar os filhos, trabalhar fora, estudar, conquistar a independência financeira e até mesmo assumir as contas de casa sozinha.

Durante muitas décadas, as mulheres lutaram e conquistaram muitos direitos políticos e sociais que lhes garantiram melhor qualidade de vida e liberdade, como a participação na democracia tendo o direito ao voto e a se candidatar a cargos públicos, licença maternidade e auxílio-família no trabalho, pensão para os filhos no caso de um divórcio, entre outros.

E mais, o mundo moderno traz preocupações extras às mães, pois a insegurança e a qualidade do ensino devem ser acompanhadas de perto. Hoje, planejar o financiamento de uma faculdade, ajudar na compra de um carro, incentivar à prática esportiva, leitura, boa alimentação, cuidar da saúde e adequar-se às mudanças do dia a dia faz parte de um grande quebra-cabeça para as mães que zelam pela vida do filho.

A origem da comemoração dos Dias das Mães se deu no início do século XX, quando uma jovem norte-americana Anna Jarvis perdeu sua mãe e entrou em depressão. Dessa forma, ela e as amigas inventaram um dia para homenagear sua mãe e que mais tarde, estendeu para as mães do mundo inteiro. No Brasil, a comemoração foi oficializada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, que determinou que a data fosse celebrada no segundo domingo de maio.

Gostaria nesse artigo, de parabenizar todas as mães do mundo e dizer o quanto é importante a figura materna na vida de cada um, é difícil dizer todos os adjetivos atribuídos a essa mulher especial. Mãe é fortaleza, sensibilidade e abrigo para seus filhos, um amor tão grande e tão puro que contempla até o impossível. FELIZ DIA DAS MÃES!

*José Onério é major da reserva da Polícia Militar formado pela Academia de Polícia Barro Branco e Bacharel em Direito. Foi prefeito de Indaiatuba na gestão 2005/2008, sendo que na sua gestão, a cidade foi considerada a número 1 do Brasil em qualidade de vida, medido pelo índice Firjan e foi presidente do Conselho da RMC em 2008. Atualmente, preside o diretório do PPS de Indaiatuba e é membro da executiva estadual do partido.



Nenhum comentário: