MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

segunda-feira, 14 de junho de 2010

BOPHAL - VINTE E CINCO ANOS

25 Anos do Acidente de Bhopal

O ano de 1994 foi marcado por alguns dos mais violentos acidentes químicos-ambientais ocorridos no mundo. Em fevereiro, explosões e incêndio no gasoduto da Petrobras, ocasionados por vazamento de gás, vitimaram, aproximadamente, quinhentas pessoas na Vila Socó, em Cubatão, São Paulo. Em novembro, na Cidade do México um vazamento de gás liquefeito de petróleo, em um dos tanques de uma refinaria, provocou sucessivas explosões, ocasionando outras quinhentas mortes e ferindo 4 mil pessoas. Um mês depois, cerca de 40 toneladas de metil isocianato e outros gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia.

A fábrica da Union Carbide estava situada nos arredores da cidade, onde existiam vários bairros marginais, o que contribui para a magnificação da tragédia. De acordo com a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - "o isocianato de metila é um produto utilizado na síntese de produtos inseticidas, comercialmente conhecidos como "Sevin" e "Temik", da família dos carbamatos, utilizados como substitutos de praguicidas organoclorados, como o DDT".

Segundo Aletheia de Almeida Machado - professora e doutora em Relações Internacionais - no acidente de Bhopal, mais de 500 mil pessoas, em sua maioria trabalhadores, foram expostas aos gases e pelo menos 27 mil morreram por conta disso. Cerca de 150 mil pessoas ainda sofrem com os efeitos do acidente e aproximadamente 50 mil estão incapacitadas para o trabalho, devido a problemas de saúde.

O Greenpeace, ong que até hoje luta pelos direitos das vítimas de Bhopal, relata que "os primeiros efeitos agudos dos gases tóxicos no organismo foram vômitos e sensações de queimadura nos olhos, nariz e garganta". As pessoas foram fatalmente vitimadas de várias formas: algumas morreram dormindo, outras saíram cambaleando de suas casas, cegas e em estado de choque, para morrer no meio da rua e uma parcela da população morreu muito depois de chegarem aos hospitais e prontos-socorros. Ainda segundo Greenpeace "grande parte das mortes foi atribuída à falência respiratória – para alguns, o gás tóxico causou secreções internas tão severas que seus pulmões ficaram obstruídos; em outros, os tubos bronquiais se fecharam levando à sufocação".

Muitos dos que sobreviveram ao primeiro dia foram diagnosticados com falha no funcionamento dos pulmões. Estudos mais aprofundados com os sobreviventes também apontam sintomas neurológicos, que incluem dores de cabeça, distúrbios de equilíbrio, depressão, fatiga e irritabilidade, além de anormalidade e efeitos negativos sobre os sistemas: gastrointestinal, muscular, reprodutivo e imunológico.



Os efeitos deste acidente se estendem até hoje. A Union Carbide pagou indenizações  irrisórias e abandonou a área, deixando para trás uma grande quantidade de venenos perigosos. Os moradores de Bhopal ficaram com fornecimento de água contaminada e um legado tóxico que ainda hoje causa prejuízos. Estudos revelam que ainda hoje, mais de 20 mil pessoas moram na região e uma segunda geração de crianças continua a sofrer os efeitos da herança tóxica deixada pela empresa.

Bhopal despertou o mundo para os riscos de acidentes químicos. Diante de uma tragédia ambiental tão impactante, ainda resta muito a fazer e principalmente não esquecer as lições nem as vítimas. A Union Carbide fundiu-se com a multinacional americana Dow Chemicals e criou a segunda maior companhia química do mundo, que ainda é responsável pelo passivo ambiental causado por este acidente. Um dos legados de Bhopal foi o impulso à negociação da Convenção 174 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, aprovada em 1993, e que se propõe a oferecer tratamento adequado à prevenção dos acidentes industriais ampliados e a reduzir ao mínimo seus riscos e suas conseqüências.

O pior desastre químico da história completa 25 anos mas ainda permanece vivo, não só na lembrança das pessoas, mas na contaminação do solo e da água, nas vítimas e na comprovação de como somos capazes de desrespeitos tão grandes com o nosso meio ambiente. (Fonte : Viva Itabira - 03/12/2009)



http://www.produtosperigosos.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=2158

VEJA AINDA NO WP: ANVISA INTERDITA 500 MIL LITROS DE TORDON
http://www.colunadosardinha.wordpress.com/

Nenhum comentário: