MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 1 de julho de 2010

GOVERNO E MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE E AÇÃO DO GOVERNO


 
  * Ricardo Rose


Uma grave crise está assolando o sistema capitalista desde o final de 2008. O processo teve início no setorbancário americano, e, contaminado o sistema financeiro mundial, arrastou consigo outros setores da economia, provocando a maior crise econômica mundial, desde a quebra da bolsa de Nova York em 1929.

Até o momento cerca de 80 milhões de pessoas perderam o emprego em todo o mundo, devido à crise. Em muitos países houve quebra de dezenas bancos e falência de milhares de empresas. A crise só não foi maior, porque os governos interferiram imediatamente na economia, ajudando o setor privado através da injeção de recursos.

Ironicamente, foi o Estado, sempre considerado pelos economistas liberais e por muitos empresários como um obstáculo ao desenvolvimento da economia, quem ajudou o setor privado a sobreviver à crise. Grandes bancos americanos e empresas automobilísticas tradicionais foram ajudados financeiramente pela administração Barak Obama. 

No Brasil, a pronta ação do governo, com a eliminação do imposto sobre produtos industrializados (IPI), permitiu que vários setores industriais – como a de eletrodomésticos, automóveis, material de construção, entre outros – continuassem a manter as suas vendas e mantivessem seus faturamentos e os postos de trabalho. A ação dos governos, no Brasil e em todo o mundo, foi decisiva.

Interferiu na economia, o que permitiu amenizar os efeitos da crise. Se tivessem seguido o receituário dos economistas liberais – confiando na auto-regulação dos mercados – a crise teria sido muito mais violenta, gerando catástrofes imprevisíveis – vale lembrar que a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi uma conseqüência direta da crise de 1929.

No entanto, no setor ambiental o governo também deveria interferir mais efetivamente, da mesma maneira como o fez na economia. A criação de leis e controles mais efetivos, financiamentos e incentivos, são instrumentos para colocar este setor em marcha, permitindo que além de se recuperar o meio ambiente, centenas de empresas e milhares de profissionais possam continuar atuando. 

O governo deve apoiar mais efetivamente iniciativas como as dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que prevê a cobrança do uso da água de rios pelos grandes consumidores. Pode apresentar emendas e apressar a aprovação de uma lei nacional de resíduos sólidos, que finalmente responsabilize todos os atores envolvidos na questão da geração de resíduos, perigosos ou não. 

Além disso, o governo precisa criar incentivos e dar garantias, de modo a possibilitar que mais investimentos – principalmente do setor privado – sejam carreados para o setor de saneamento.

O Brasil tem grandes perspectivas para um futuro próximo. A situação econômica privilegiada, a continuidade do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a realização de grandes espetáculos esportivos de projeção mundial (Copa e Olimpíada) e as obras do Pré-Sal, sem dúvida movimentarão muitos recursos. 

Mas, é preciso que neste contexto não sejam esquecidos os investimentos em meio ambiente. Mais importante que atividades passageiras, mesmo que estas movimentem muito dinheiro, é conservar os recursos naturais para as próximas gerações. E isto é uma atribuição do governo.

Ricardo Rose- Diretor de
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
Deutsch-Brasilianische Industrie- und Handelskammer
E-mail: mambiente@ahkbrasil.com | Internet: http://www.ahkbrasil.com

 
 
 

Nenhum comentário: