MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

WIKILEAKS

No - 182 – COLUNA DO SARDINHA


O vazamento de mais de um cento e meio milhar de documentos do Pentágono vem sacudindo os mais diferentes países do mundo envolvidos em negociações ultra-secretas, a maioria delas dizendo respeito à segurança nacional, com a potência americana, que entende ter prerrogativas para tanto.

As informações divulgadas pelo site “Wikileaks” causou indignação em quase todos os países do mundo, pois segurança nacional não raras vezes, envolve negócios sujos ou não muito éticos e claros.

O site com sede na Suecia está sendo objeto de perseguições , que não condizem com o espírito cristão e democrático tão decantado pelas nações ocidentais. A Suecia decretou a prisão  de seu  dono; os Estados Unidos, no melhor estilo chinês tirou-o do ar por seis dias; a França tentou proibir a divulgação de seus arquivos; e, muitos outros, inclusive o Brasil, não escaparam do constrangimento de ver sua roupa suja sendo lavada em público.

No que diz a nós respeito, ficou claro o que temos repetido desde o inicio do governo Lula, a diplomacia brasileira não tem sequer uma política definida.

Num episódio aproxima-se de Chavez e de Castro. Este ultimo tem em seu quintal Guantanamo, uma prisão política, que tornou-se uma verdadeira pedra no sapato do presidente Obama. Segundo o Wikileaks, o governo americano pediu ao seu parceiro brasileiro que acolhesse em seu  território prisioneiros, a maioria terroristas que estão aguardando julgamento na prisão da ilha.

 A resposta do Itamarati foi pela estranha negativa, pois o país notabilizou-se por não aceitar a extradição de Cesare Battisti, pedida pela Italia e de oferecer asilo “político” á iraniana condenada à morte por apedrejamento, por crime de adultério e por ter planejado matar o marido com a cumplicidade do amante.

Existe política externa brasileira definida pelo Itamarati?

O caso dos cubanos que pediram asilo político, quando dos Jogos Panamericanos do Rio, que tiveram seus pedidos de asilo  negados e foram mandados de volta para a ilha em avião Venezuelano que entrou clandestinamente no país, era algo lógico, normal e permitido, já admitir que prisioneiros, alguns indevidamente detidos, permaneçam em Guantânamo  sem julgamento é algo que não merece sequer consideração por uma diplomacia, que pretende-se de esquerda?

Talvez, se os prisioneiros da ilha tivessem Luiz Eduardo Grenhalg  (o advogado do PT) como patrono, o tratamento seria outro, bem diferente...

Seria interessantíssimo ver no Wikileaks a história verdadeira do comportamento brasileiro no caso dos pugilistas cubanos. A terra por certo iria tremer... e o episódio de Guantânamo estaria explicado...

Luiz Bosco Sardinha, advogado e jornalista.

Nenhum comentário: