MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O FATO EM GOTAS


Fatos em Foco

  Por Hamilton Octavio de Souza - de São Paulo
Jogo Lucrativo
Depois de ficar oito anos cuidando da mais alta remuneração do capital mundial, o ex-presidente do Banco Central, o banqueiro tucano-peemedebista Henrique Meirelles, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para chefiar a Autoridade Pública Olímpica, que administrará a distribuição dos recursos públicos para os setores privados envolvidos no megaevento esportivo. É a volta da raposa para tomar conta do galinheiro!
Evasão Escolar
No momento em que o novo governo federal e a grande mídia propagandeiam que a panacéia brasileira é a educação, o último censo do MEC revela que a evasão no ensino superior cresceu no Brasil todo, mas no Estado de São Paulo saltou de 18% em 2000 para 27% em 2009. Neste ano abandonaram a universidade mais de 315 mil alunos, sendo 16% nas escolas públicas e 29% nas escolas privadas. Motivo: falta de condições econômicas para estudar.

Preventivamente
Parece piada, mas não é: a Justiça Federal da Bahia mandou prender “preventivamente”, no dia 3 de fevereiro, a cacique tupinambá Maria Valdelice de Jesus, acusada de comandar ocupações de terra na região de Olivença. Na verdade, o povo tupinambá luta para reaver terras indígenas que foram griladas. Se a moda de prender “preventivamente” pega, vai faltar cadeia para empresários e políticos corruptos.
Inversão Total – 1
Editorial do jornal conservador O Estado de S. Paulo afirma: “A recondução de Sarney à presidência do Senado é uma marca do atraso político que o Brasil não consegue superar. É o tributo que a Nação é obrigada a pagar, em nome de uma concepção falsificada de governabilidade, ao mais legítimo representante das oligarquias retrógradas que dominam e infelicitam as regiões mais pobres do País.” Pergunta obrigatória: Quem dá razão para a direita?
Inversão Total – 2
De acordo com levantamento do Instituto Assaf, as Notas do Tesouro Nacional proporcionaram ganhos reais de 164% de 2001 a 2010, muito mais do que investimentos na Bolsa de Valores (139%), Ouro (112%), Fundos (95%), CDB (83%), Imóveis (27%) e na popular Poupança (17%). Fica claro que a política de juros altos do Banco Central favorece mais a minoria rica que tem títulos públicos – contra a maioria que tenta poupar alguma coisa. Transferência de renda é apelido!
Cooptação Planejada
Em conversa reservada com intelectual mineiro, ex-ministro da equipe de Lula se vangloriou de o governo ter conseguido “domesticar” a maior parte dos movimentos sociais e sindicais nos últimos anos. E que o processo vai continuar na atual gestão, tanto é que algumas entidades e movimentos que estavam com postura crítica e nas lutas populares, foram presenteados com cargos nos ministérios. É pura cooptação! Viva a institucionalização!
Pane Cibernética
O jornal estadunidense Wall Street Journal revelou que o sistema de computação da Bolsa de Valores Nasdaq foi invadido várias vezes por hackers, no último ano, e que não se sabe ainda qual a extensão dos danos causados para as operações normais da bolsa. Curiosamente a Nasdaq negocia ações das empresas de alta tecnologia de informática, eletrônica e computação. Os investidores que se cuidem!
Pirataria
É sempre bom registrar: o banco espanhol Santander acaba de divulgar que teve lucro líquido, em 2010, de 8,1 bilhões de euros, dos quais 43% foram conseguidos na América Latina, sendo que o Brasil participou com 25% do total. Em relação a 2009, o banco teve queda de lucro geral de 8,5%, mas o lucro no Brasil aumentou 34% no mesmo período. Está na cara que a especulação com papéis e as altas tarifas cobradas dos clientes são as mais rentáveis do mundo!
Boas Histórias
Na última semana, documentos da diplomacia dos Estados Unidos liberados pelo site WikiLeaks revelaram que o governo estadunidense é capaz de tudo em política internacional, até mesmo trair seu mais fiel e tradicional aliado europeu, a Inglaterra. Esses documentos comprovam que os Estados Unidos repassaram aos russos informações secretas sobre o programa nuclear britânico e espionaram altos funcionários do Reino Unido. Os ingleses que se cuidem!

Nenhum comentário: