MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

domingo, 24 de julho de 2011

No 207 – COLUNA DO SARDINHA


LHULLA RELOADED (LULA, O RETORNO)


Depois de quase sete meses, o ex-presidente Lula retorna à cena política nacional. Como todo fato e notícia, isto traz duas consequências, uma boa e uma má.


Vamos começar pela má. Retornando tão cedo, Lula causa constrangimentos à Dilma a quem a mídia tem demonstrado condescedência, apesar das denúncias de corrupção que pipocam em média a cada dois meses, maneirando nas críticas, por vê-la como apenas um “esquenta-banco” na gíria esportiva, para o expoente do Partido do Trabalhadores.

Justiça seja feita à atual presidente, os denunciados fazem parte da herança política de Lula, tendo sido apenas companheiros de Dilma, que pegou o bonde andando e não pode ser cem por cento responsabilizada pelos deslizes da administração lulista, cuja lisura no procedimento não foi o forte.

Retornando tão cedo Lula não escapará de questionamentos envolvendo o governo atual e sua opinião crítica de ex-presidente será sempre importante para tirar a mancha de repeteco que pesa sobre a administração dilmista.

No figurino de Dilma não deve caber o estigma de ser a imagem e semelhança de Lula, daí o por que o retorno prematuro de Lula provocar ilações desnecessárias, que envolvem até a capacidade de administrar dificuldades, que devem surgir e para as quais a presidente pelo menos em hipótese estaria preparada. Aparentemente, Lula com seu retorno presta um desserviço ao país e cria contrangimentos inevitáveis, que o futuro irá comprovar.

O lado bom do retorno de Lula situa-se muito além das amenidades da vida de um ex-presidente.

No momento exato em que a Procuradoria Geral da República oferece denúncia  contra os ex-atores do escândalo do mensalão, Marcos Valerio, Duda Mendonça, Zé Dirceu e outras trinta e tantas pessoas, Lula já despido da condição de presidente, poderia trazer muita luz para o caso, inclusive para evitar falsas acusações, que poderiam alcançar inocentes.

 Acreditamos que todos os acusados de participação no esquema de receber propina para votar a favor de projetos do governo sentir-se-iam alforriados com um depoimento de peso como o do ex-presidente da república. Afinal, palavra de ex-presidente deve ser algo de respeito.

Seria interessante ainda ouvir sua opinião sobre assuntos que nos deixam encafifados como a volta da inflação e da dívida externa.

Principalmente esta última, acusada de ter sido mascarada na administração anterior que até “emprestou dinheiro ao FMI” e que agora volta com toda a força, com o Brasil implorando por  quireras no mercado externo, como nos bons tempos de país individado, mas sincero. Quireras que pressionam ainda mais nosso trilionário déficit público, sustentado a juros sufocantes.

Talvez, Lula com sua proverbial qualidade de tudo saber, poderia até salvar nossa lastimável seleção brasileira de futebol, que vive de ilusões e falsos estrelismos e por tabela a nossa Copa que está pintando como um redondo fracasso, tal qual nossa política econômica.

Luiz Bosco Sardinha, advogado e jornalista

Nenhum comentário: