MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ÚLTIMO AVISO*



(Dedicado às pessoas cujas casas serão desapropriadas
para darem lugar ao Projeto Masterplan)

            Atenção, pessoal! Amanhã será o último dia que vocês poderão morar neste espaço”.
            A voz do advogado, um elegante e imponente cágado, soou austera para aqueles moradores.
            “Meu Deus, para onde eu irei?”, perguntou indignada uma minhoca encostada a uma folha.
            “Vire-se”, respondeu-lhe o girassol com ares de desdenho: “Eu estou feliz. Terei a oportunidade de mostrar, em outro local, minha beleza e formosura”.

            Num choro inconsolável, a minhoca murmurou aos ouvidos do coelho:
            “Não conseguirei viver longe daqui. Nasci aqui e sempre vivi neste pedacinho de terra. Para mim esta terra é tudo”.
            A borboleta, exibindo incríveis vôos rasantes, tentou consolar a minhoca, dirigindo a ela palavras de conforto.
            “A gente se acostuma a tudo. Tente achar um outro pedaço de terra onde você possa viver”.
            “Não consigo. Minha vida está aqui, nesta terra. Nunca conseguirei viver em outro local. Tenho certeza!”
            A conversa corria solta quando dr. Cágado pediu silêncio para encerrar a reunião.
            “Amanhã todos vocês já deverão estar em outro espaço. Aqui será construída a Disneylândia goiana - um dos maiores parques de diversões do País. O maior do Centro-Oeste, com toda certeza. Para dar lugar a parte desse projeto grandioso, denominado Masterplan, vamos derrubar casas. No lugar delas será construído um grande estacionamento. Necessitamos de rapidez para ter acesso à verba de R$ 55 milhões do Ministério do Turismo, do governo federal. Não temos tempo para pensar se vamos penalizar a história de vidas ou apagar uma parte da memória de Goiânia”.  
            Debaixo de muito sofrimento, a minhoca viu as flores, fácil, fácil, conseguirem se mudar, assim como as borboletas e os caracóis. Entretanto, ela tentava, de todas as formas, continuar se abrigando por ali mesmo.
            A retirada dos escombros estava sendo feita e despertava grande aflição na minhoca, que não perdia um só movimento dos técnicos e das máquinas. Com significativo esforço, tentava dominar o cansaço. Vencida pelo sono, encostou-se a um cantinho e dormiu. Dormiu e sonhou que morava em um jardim bonito, onde borboletas multicoloridas dançavam alegremente em volta das flores. E ela, a minhoca, passeava tranquilamente.

                                                                   * Iracema Dantas – escritora de histórias infantis

Nenhum comentário: