MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DEBATE SOBRE A DEMOCRACIA

Seja bem-vindo de volta ao clube, Sardinha. Continuo mandando mensagens a vocês. Aí vão mais duas, uma embaixo da outra e que já estão dando o que falar. Abraço, Tom

Texto 1 

Debate sobre a democracia. Participe. 

  
Você encontra este texto também em meu site www.virobscurus.com.br, 
no link http://www.virobscurus.com.br/secao.asp?id=1&c_id=151 .



As verdades sobre a democracia 
Dedicado a todos aqueles 
que ainda ignoram e
ignoram que ignoram 


Aí vai (anexado) o que resultou da DEMOCRACIA, que, suponho, você deve tanto prezar e cujos valores defender. Antes de ver o atachado, porém, é aconselhável ler o texto a seguir. 


A colonização na África, aí mostrada no anexo, foi apenas um dos resultados nefastos das monarquias européias, potencializado depois e levado ao limite pela DEMOCRACIA. Houve outros, tão nefastos quanto ou até mais, como o roubo diário e em escala mundial de força de trabalho, o que desumanizou a humanidade e responde hoje por todas as nossas tragédias, mesmo as provocadas por acidentes naturais como terremotos, tsunamis etc. 

A DEMOCRACIA é isso que o atachado mostra: é sinônimo de autoritarismo, de cerceamento de todos os tipos de liberdade, é violência contra o ser humano, é violação dos mais sagrados direitos humanos. Basta estudá-la um pouquinho para entender e acreditar nisto. 

A DEMOCRACIA faz dos episódios da Praça Celestial e a ausência de liberdade de expressão na Coréia do Norte, em Cuba e na China --- o que devemos, sem dúvida, combater duramente, sem fazer concessões --- um conto infantil. 

A DEMOCRACIA ---  a mesma que predou toda a África como você vai ver no atachado, deixando nela fome e aids, para se enriquecer às custas do que devastou por lá --- agora fecha as portas aos africanos. 

Aí, você vai dizer que defende a DEMOCRACIA IDEAL, que viria com o aperfeiçoamento da DEMOCRACIA REAL. O que você vai ver agora, no anexo, prova cientificamente que a DEMOCRACIA IDEAL é uma impossibilidade histórica, absolutamente inviável enquanto houver sociedade de classes, especialmente enquanto tivermos a de talhe capitalista que aí está. E que é impossível qualquer aperfeiçoamento, para chegarmos à DEMOCRACIA IDEAL. A África de hoje é a maior prova, basta ver o atachado. 

Aquele que tenta hoje demolir a DEMOCRACIA REAL e obtém algum resultado prático e exitoso nesta empreitada é, mais cedo ou mais tarde, calado pela própria DEMOCRACIA REAL, de Gandhi a Martin Luther King. Não podemos esquecer a História. 

A DEMOCRACIA nasceu na Grécia Antiga com esse propósito e com esse fim: tornar legal (legítimo) o roubo de força de trabalho de um homem pelo outro e assim permanece até hoje, desde a escravidão do período clássico até o trabalho assalariado dos dias de hoje. É científico, o trabalhador não passa hoje de um escravo moderno. A DEMOCRACIA veio perdurando desde a Grécia Antiga até hoje também para legitimar essa devastação que aí está da África (atachado), de onde os colonizadores saíram à bala no século 20, depois de terem levado quase tudo. 

A DEMOCRACIA é o truque em que a humanidade vem caindo há mais de dois séculos e, por isso, sendo devastada e destruída a galope. E a inconsciência de que a DEMOCRACIA é esse golpe insidioso contra a humanidade atinge a maioria, no Planeta, acomete todas as classes. 

Por nos ter imposto tudo isso ao longo dos últimos séculos, a DEMOCRACIA --- nunca é pouco repetir --- é mais autoritária do que o pior autoritarismo, a que mais cerceia as liberdades, a que mais violenta o ser humano e a que mais viola nossos direitos mais sagrados, promovendo os mais hediondos holocautos. E ainda assim achamos todos que ELA é o mais belo e justo dos oceanos (de Churchill a George W. Bush). 

Não há, repito, como aperfeiçoarmos toda essa onda de predação e devastação em que consiste a DEMOCRACIA para chegarmos à DEMOCRACIA IDEAL. Seria como tentar recuperar um carro que, de tão destruído e deformado, você não sabe mais se é um carro ou um outro objeto qualquer, ou seja, não oferece mais condições para ser resgatado, reformado ou aperfeiçoado. Tarefa impossível, portanto, essa de aperfeiçoar a DEMOCRACIA. 

É tarefa tão impossível quanto a de colocar em sua cabeça esta noção (que é correta e científica) de que a DEMOCRACIA não passa de DEMONIOCRACIA. 

Eu sei que você está chocado. A verdade costuma ferir e chocar. Torço para que se dobre à razão e comece a enxergar as verdades do mundo tais como estas sobre a DEMOCRACIA, antes que as inverdades de que já se deixou impregnar levem você para o abismo como elas já levaram a maioria esmagadora da humanidade. 

A ignorância, principalmente daquele que ignora que ignora e acha que sabe (a alienação), é o maior mal da humanidade. Abraços a todos, Tom Capri. 

N.R. O texto 2. será publicado amanhã 20/07
n.r.2: Aos leitores que quiserem ver o anexo, mandaremos por e-mail

Nenhum comentário: