Euforia com o Mundial causa perdas milionárias aos comerciantes brasileiros
O fanatismo dos brasileiros para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul-2010 está gerando perdas milionárias para os comerciantes do Rio de Janeiro e São Paulo. (AFP Photo / Vanderlei Almeida)
07/02/2010 09:12 AM EDT
AFP
O fanatismo dos brasileiros para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul-2010 está gerando perdas milionárias para os comerciantes do Rio de Janeiro e São Paulo, segundo estudos divulgados.
Em contrapartida, quem está aproveitando a safra são os pequenos comércios dedicados à venda de artigos diretamente ligados ao torneio, como camisetas, cornetas, bandeiras e chapéus.
No Rio de Janeiro o faturamento cai pela metade nos dias em que a equipe de Dunga joga, e é ainda pior quando acontece um ‘feriado longo’.
Isto acontecerá no próximo jogo do Brasil, já que o confronto com a Holanda será na sexta-feira de manhã e, em caso de vitória, dificilmente os torcedores voltarão aos seus trabalhos antes da segunda-feira.
“As lojas fecham mais cedo e não voltam a abrir. Apenas os centros comerciais reabrem, e mesmo assim o movimento é muito pequeno”, calculou Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.
Segundo o comerciante, a queda nas vendas ultrapassa US$ 55 milhões ao todo para as lojas, exceto para aquelas que se dedicam a vender pequenos artigos diretamente ligados ao Mundial.
“Essas pessoas ficam felizes com a Copa, mas é uma pequena porção”, explicou Gonçalves, citado pela Agência Brasil, oficial.
Entretanto, o balanço será pior se forem projetadas as perdas caso a ‘verde-amarela’ alcance a final do campeonato.
“Se o Brasil chegar à final, estamos falando de R$ 1 bilhão (cerca de US$ 550 milhões) em perdas para o comércio de todo o Estado do Rio de Janeiro”, advertiu Daniel Plá, diretor da Associação Comercial do Rio.
Em São Paulo, enquanto isso, o comércio começa a perder clientes duas horas antes da seleção brasileira entrar em campo em cada partida, segundo estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Quando a ‘seleção’ joga à tarde, acontece um aumento nas vendas na parte da manhã, o que não chega a cobrir as perdas.
O estudo inclui uma consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito, que registra uma queda que pode chegar a 95% nas vendas a prazo durante as partidas.
De Dialogo
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