MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

sábado, 17 de julho de 2010

RECALL DE POLÍTICOS







Recall de políticos

Ana Echevenguá

"O beijo, amigo, é a véspera do escarro,/ A mão que afaga é a mesma que apedreja". Versos Íntimos. Augusto dos Anjos

Florianópolis está acordando para os seus problemas socioambientais. O descaso com os recursos naturais e humanos tornou-se tão evidente que a legião dos indignados aumenta a cada dia.


Aos poucos, as pessoas começam a enxergar que meio ambiente não é somente defender a baleia franca, a araucária ou o rio Irany que será privatizado por mais uma PCH. Também é cuidar da sua água, do serviço de transporte, do esgoto que não tratam  e causa doenças...

E a história do estaleiro está bombando; mexendo com os corações e mentes.

Acho que, se a turma do Senhor X soubesse que o licenciamento passaria pelas mãos de gente séria (como os técnicos do ICMBio que disseram não ao empreendimento); e que as praias do norte da Ilha da Magia iriam se rebelar com um negócio instalado em Biguaçu, não teria comprado essa briga.

E isso me lembrou uma velha proposta do grande jurista Fábio Konder Comparato: o recall para políticos1. Ou seja, se o eleito - tanto do Executivo como do Legislativo - não cumpre o que prometeu, o eleitor poderá revogar seu mandato.


"Ah, Ana, meio ambiente não tem nada a ver com política!!!".

Tem sim! Hoje, a maior parte das decisões é baseada nos anseios políticos (e pessoais) dos Eleitos&Amigos. Eles só trabalham em função de: "O que eu ganho com isso? Quanto eu levo??"
O exemplo mais recente é a Frente Parlamentar em Defesa da Criação do Estaleiro, criada na Assembléia Legislativa catarinense para afastar as dificuldades -  de caráter ambiental – que possam inviabilizar o negócio do estaleiro.  Esses 'frentistas' – através de mecanismos político-partidários - viraram deputados porque alguém – cumprindo seu dever democrático – foi às urnas e votou neles.
A formação dessa Frente se enquadra na tese do Comparato: "Hoje os partidos trabalham para exercer o poder, quando na verdade eles devem funcionar como auxiliares do povo, defendendo seus interesses".
Agora, respondam: será que encontraremos um grupo de deputados que forme a Frente Parlamentar Contrária ao Estaleiro?
Eu acho que não (ainda mais que estamos em ano de eleição). E a turma quer dinheiro pra campanha.
Para que o 'recall de político' vire realidade (porque a PEC - Proposta de Emenda Constitucional – deve estar em alguma gaveta, nos porões de Brasília), o jurista entende que é preciso "educação cívica e uma mudança de mentalidade na nossa ética, no nosso trato com a vida pública".
Claro que isso não é tarefa fácil. A conscientização da sociedade civil é dificultada pela mídia que só divulga o que lhe pagam pra ser divulgado. Seu papel de emburrecer e de alienar o povo é gritante e eficaz.
Mas, com o risco de perdermos a casa, a saúde, o sossego, o emprego... não temos alternativas: ou mudamos nossa postura quanto aos rumos político-partidários do país, e vamos pra rua exigir nossos direitos ou não estaremos aptos a pressionar os órgãos públicos sobre os reais interesses socioambientais que devem ser preservados.
E não esqueçam dessa máxima do Comparato:  "somente com pressão popular há avanços".


Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
(48) 91343713 - Florianópolis - SC.

4 comentários:

Ana Echevenguá disse...

Caro Sardinha, obrigada por prestigiar o meu trabalho e ajudar na divulgação de informações que entendo essenciais no atual momento brasileiro. Um abraço. Ana Echevenguá

a brasa do sardinha disse...

Ana, seu trabalho merece nosso reconhecimento, divulgá-lo é para nós uma obrigação que cumprimos com satisfação. Nossas portas sempre estarão abertas às boas coisas que vc envia.

James Pizarro disse...

Parabéns por publicar o artigo da Ana, minha amiga aqui de Canasvieiras, Florianópolis. Já há bastante tempo publico os artigos dela no meu blog de ecologia www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com, pois os mesmos são de grande profundidade e escritos de um modo altamente acessível ao grande público.
Quanto ao teu blog, parabéns...insuperável !

Abraço fraterno

James Pizarro

www.professorpizarro.blogspot.com
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

a brasa do sardinha disse...

Amigo James, devoto a Santa Catarina uma atenção toda especial. Em meus blogs, que já são quatro, cada um com editoria e linhas diferentes, sempre abordamos assuntos que envolvam o meio ambiente catarinense, principalmente por que foi o único estado que editou UM CÓDIGO FLORESTAL, que está sendo contestado no Supremo diga-se, fato este escamoteado pelos deputados que participam da Comissão que analisava o relatório Rebelo. Isto pode ser lido no ultimo número da COLUNA (no. 162) postado.
Quanto a qualidade editorial de nossos blogs podemos afirmar, que além de nosso esforço na produçao de textos, apuramos nosso senso de escolha só postando os melhores, nos quais Ana Echevenguá está incluida. Estamos ambos de parabens por acolhe-la em nossas páginas.