MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

LIVROS A PREÇOS ACESSÍVEIS

Economia na compra de livros

Da Revista Digital do Polo 2020


A Estante Virtual – portal que reúne o maior acervo de sebos do Brasil – realizou uma pesquisa comparando o preço dos 500 livros mais vendidos pelo portal com o valor desses mesmos livros nas principais livrarias convencionais do país. 

O resultado é boa notícia para qualquer leitor: a economia média na compra dos livros é de 55%. A lista, que chama a atenção por incluir vários lançamentos recentes ou relançamentos em edições seminovas e até mesmo novas compradas das pontas-de-estoque das editoras, mostra que o acervo dos sebos hoje vai muito além das obras raras e fora de catálogo, como muita gente ainda pensa. Hoje, 28% dos quase 7 milhões de livros online no portal são edições lançadas a partir do ano 2000. E nos últimos três meses 40,3% dos livros vendidos também foram de edições dos últimos 10 anos e 20,4% de edições lançadas nos últimos 5 anos. 

“Nos últimos anos os sebos se modernizaram e hoje ocupam uma lacuna deixada pelas livrarias convencionais, cada vez mais focadas na venda de best-sellers e últimos lançamentos”, explica o diretor e criador do portal André Garcia e acrescenta: “Quem ainda vê os sebos como lugares apenas de livros raros ou esgotados deixa de usufruir da grande diversidade de livros seminovos que estão sim disponíveis nos sebos – e a um preço que em geral é a metade do preço da livraria. A relevância cultural dessa transformação é total, principalmente quando se leva em conta o preço de um livro novo no nosso país”. 

Campeão de vendas na lista dos 500 mais vendidos, o clássico pedido nos exames de vestibular , “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, pode ser comprado no portal com uma economia de ate 68%. Outro clássico da literatura brasileira, também leitura obrigatória para o vestibular, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, pode ser encontrado por um preço até 80% mais barato do que nas livrarias convencionais. 

Além dos clássicos e acadêmicos como “Formação Econômica do Brasil” de Celso Furtado e “História da Riqueza do Homem”, de Leo Huberman - que podem ser adquiridos com até 79% e 90% de economia respectivamente - figuram também importantes obras da literatura estrangeira e infantil. Ocupando o segundo lugar na lista dos preferidos pelos leitores que compram na Estante Virtual, a “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, pode ser comprado com um desconto de até 82%. 

Na lista dos mais vendidos há também títulos como “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez, “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol e “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira – todos com economia acima de 70%. Mas o desconto se expande também para além dos clássicos. Best-sellers como os livros da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, podem ser comprados com economia de até 50%. 


A Estante Virtual, portal que foi ao ar em outubro de 2005 com apenas 18 sebos online, reúne hoje mais de 1,7 mil sebos e livreiros de todo o país, englobando um acervo de cerca de 7 milhões de livros catalogados online e 18 milhões de livros offline (total dos acervos físicos de todos os sebos participantes). Os leitores cadastrados já ultrapassam os 750 mil, e respondem por uma movimentação intensa: mais de 14 buscas por segundo nos horários de maior procura e 5 mil livros vendidos diariamente. Em paralelo, para atender a tanta procura, os livreiros mantém um ritmo acelerado de cadastramento de livros: a Estante cresce em média 25 mil livros por dia - o equivalente ao acervo de dois sebos inteiros. 

Ao facilitar o acesso de leitores ao acervo de sebos, livreiros e até de outros internautas (todos os usuários do portal podem cadastrar livros para venda), o site criou uma grande rede de comercialização de livros alternativa às livrarias tradicionais e mesmo às virtuais. E isto vai muito além da venda de obras usadas e raras que alguns atribuem como papel dos sebos: nos sebos cadastrados na Estante, o leitor encontra também livros seminovos e até mesmo novos – comprados em pontas de estoque das editoras. 

Além de um canal poderoso de venda, hoje responsável por mais da metade do faturamento total dos sebos cadastrados, a Estante Virtual atua também como agente de desenvolvimento de negócio, através de uma consultoria personalizada aos livreiros, que fornece orientações sobre as melhores práticas de venda online, renovação de acervos, precificação, controle de estoque, entre outras necessidades advindas do novo patamar que o setor alcançou após o sucesso do portal. 

Nenhum comentário: