Petrobras não tem problemas de caixa, garante Gabrielli
Do Jornal Industria & Comércio
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, garantiu ontem (16/08) que a empresa estatal “não tem problemas de caixa” e que a capitalização da Petrobras, prevista para o próximo mês, não servirá para resolver problemas de “curto prazo”.
“A capitalização é necessária para equilibrar a razão dívida/capital próprio. Isso é um fenômeno de longo prazo. Nós estamos em 34% dessa relação hoje. A capitalização não é para atender à necessidade de caixa de curto prazo. A capitalização é a melhoria da estrutura de capital da empresa para que ela possa aumentar a dívida”, disse Gabrielli, ressaltando que a Petrobras tem R$ 24 bilhões em caixa.
O presidente da Petrobras disse ainda que “não trabalha com a hipótese” de adiar a capitalização da empresa e afirmou que a situação atual do mercado mundial não põe o processo em risco. “Não vejo nenhum problema no mercado. O mercado tem liquidez para projetos bons”, afirmou.
Plataforma P-33
Gabrielli admitiu que a plataforma de petróleo P-33, interditada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), tem “problemas de conservação”. Ele descartou, no entanto, que tais problemas ofereçam risco à integridade da plataforma e dos trabalhadores.
Nos últimos dias, trabalhadores da P-33 e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense têm denunciado a falta de conservação na plataforma. Alguns equipamentos, segundo eles, estão apresentando risco de vazamento de gás e, portanto, colocando em risco a vida dos funcionários.
As denúncias levaram a vistorias da ANP e do Ministério do Trabalho. Os dois órgãos interditaram a P-33, que opera na Bacia de Campos. A previsão é que a P-33 entre em manutenção em outubro. Na semana passada, outra plataforma da Bacia de Campos, a P-35, teve um princípio de incêndio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário