MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

VALE MAIOR EMPRESA BRASILEIRA

Brasil: Petrobras perde posição de maior empresa brasileira

Mineira Vale já ganha à Petrobras em termos de valor de mercado


Com IOL/PT

A estatal Petrobras, parceira da Galp na exploração no Brasil, perdeu a posição de maior empresa brasileira para a mineira Vale, em termos de valor de mercado, noticia esta sexta-feira a imprensa local.


Contribuíram para a perda da liderança da Petrobras as incertezas em relação ao processo de aumento de capital, um dos maiores da história bolsista, que a estatal planeia fazer ainda este ano.

Na Bolsa de São Paulo (Bovespa), a Petrobras valia quinta-feira 144,6 mil milhões de dólares, enquanto a Vale estava cotada a 145,5 mil milhões de dólares.

Em 1997, quando foi privatizada, a Vale, actualmente a maior produtora e exportadora mundial de minério de ferro, custava 43% da Petrobras.

A capitalização da Petrobras, inicialmente marcada para Setembro, mas ainda sem data confirmada, deverá resultar num encaixe entre 50 mil milhões a 80 mil milhões de dólares, de acordo com estimativas do mercado.

Os recursos obtidos com a oferta pública de acções vão financiar o plano de investimentos da empresa estatal para o período 2010-2014, no valor total de 224 mil milhões de dólares.

Daquele montante, 95% serão investidos no Brasil (212,3 mil milhões de dólares), nomeadamente na exploração de grandes reservas, recentemente descobertas no litoral do país, e o restante no estrangeiro (11,7 mil milhões de dólares).

A dimensão da operação de capitalização e os diversos adiamentos do processo têm gerado incertezas para os investidores da empresa, cujo valor de mercado já diminuiu cerca de 25%, desde o início deste ano.

A capitalização da Petrobras insere-se num conjunto de mudanças na regulação do sector no Brasil, promovida pelo presidente Lula da Silva, depois da descoberta de grandes reservas no litoral do país.

Com as mudanças, a empresa passará a ser a única operadora nessa região, com potencial estimado de 80 mil milhões de barris, o que poderá transformar o Brasil no detentor da sexta maior reserva mundial de petróleo. 

Nenhum comentário: