MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2.010 - BELO MONTE


BELO MONTE – UM MONTE DE TRANSTORNOS PARA DILMA

 A usina de Belo Monte que a administração petista insiste construir no rio Xingu e que segundo a oposição é a ultima promissória das dívidas de campanha contraídas pelo presidente, sintetiza bem o pouco caso como foi tratada  a questão ambiental na administração lulista.

Se os próceres do PT, acostumados a ganhar tudo no grito, adivinhassem que no segundo turno das eleições presidenciais este assunto adquiriria especial relevância, por certo a conduta seria bem diferente da observada.

Lula passou oito anos escarnecendo os que tem responsabilidade e consciência social e que lutam pela preservação da natureza e de um meio ambiente saudável. Quem não se recorda do petista falando, de forma jocosa em alto e bom som da perereca que impedia a construção de uma estrada? 

Contrariando os movimentos sociais, os pareceres técnicos e até a própria Constituição, Lula Insistiu na construção de uma hidrelétrica, desenterrando um projeto arquivado por inviável, há mais de vinte anos, que beneficiará unicamente as empreiteiras envolvidas na construção e as indústrias processadoras da bauxita, matéria-prima para a fabricação de alumínio, que pagam energia elétrica subsidiada.

Um país carente de recursos para tudo, não pode se dar ao luxo de construir uma usina como Belo Monte, pois evidentemente há alternativas muito mais baratas e viáveis, que só não são aplicadas por não carrearem gordas propinas aos que tem o poder de decidir.

 Na luta contra Belo Monte  já há um vencedor, Dom Erwin, arcebispo de Altamira, laureado com o Nobel alternativo. Com o prosseguimento da obra sobrarão perdedores, os índios, os povos ribeirinhos, o Brasil como um todo e o meio ambiente em especial.

Na disputa pelo segundo turno de que lado estará Dilma no caso Belo Monte? Do lado das empreiteiras e do fiador de sua campanha, o presidente Lula, como parece mais provável? Ou do lado do bom-senso e da racionalidade.

Como ficará a agenda ambiental de Dilma, que servirá de cacife a ser apresentado a Marina Silva em busca de apoio, se na primeira página estiver estampada: Belo Monte um elogio à ganância será construída no Pará.

Haverá apoio?
         
Luiz Bosco Sardinha Machado, advogado e jornalista

Nenhum comentário: