MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ASSISTENCIALISMO GARANTE BOA PARTE DOS VOTOS DE DILMA

'Bolsões de pobreza' deram a Dilma mais de 90% de votos

Uma análise das votações mais expressivas dos três principais candidatos a presidente revela que Dilma Rousseff (PT) mantém o perfil de Lula em 2006. Em alguns municípios do interior nordestino, ela alcançou mais de 90% dos votos.  A área concentra os chamados "bolsões de pobreza". 

José Serra (PSDB), com bom histórico de votos no Sudeste, viu Marina Silva (PV) ganhar espaço nesse reduto. Os melhores desempenhos da senadora foram em cidades da região. Dilma atingiu seu teto (94,8% dos votos válidos) em Calumbi (PE). Na cidade, são 1.348 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, o que dá 67% da população local. 

Dos cinco municípios em que a petista teve votação mais graúda, quatro deles ficam em Pernambuco, terra natal do presidente.  Já José Serra foi melhor em Marcelândia (MT), com 75,1% de preferência. O município é reduto pecuarista e tem altos índices de desmatamento. 

Como Geraldo Alckmin há quatro anos, o tucano obteve boa performance no Acre, Estado onde nasceu a rival do PV, Marina Silva. São três cidades acrianas no "top 5" eleitoral de Serra.  Dilma, por sua vez, vai mal especialmente naquele Estado. O pior desempenho da petista foi em Marola (AC), com 15,8% de votos. 

Classe média e região Sudeste formaram boa combinação para Marina.  Em três cidades litorâneas do Rio, ela teve cerca de 40% dos votos, mais do que o dobro de sua média nacional.  Foi, contudo, em Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte), gerida pelo PV, o ápice da verde: 42,5%. 

Segundo Francisco Dario dos Santos, 37, funcionário da Prefeitura de Sabará, 9 entre 10 conhecidos seus votaram em Marina --em 2006, diz, a febre era Lula.  Dilma, contudo, não seria capaz de repetir o feito. Na cidade são comuns boatos sobre uma "Dilma terrorista". 

"Na ditadura, ela chegou com metralhadora e assaltou o Banco Mercantil do Brasil", afirmou Francisco.  Já em Calumbi, o disco vira de lado. Para o recepcionista Adenilson Figueira, 42, Dilma vai continuar trabalhos de Lula --"que ajuda com aquele negócio do vale... vale o que mesmo?" Falava do Bolsa Família.

Nenhum comentário: