MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA EDUCAÇÃO

No  - 179 - COLUNA DO SARDINHA

Há cerca de quarenta anos iniciava-se a febre das faculdades particulares, autorizadas a torto e a direito pelo MEC, que seguia critérios no mínimo estranhos para a permissão de funcionamento de alguns cursos.

Isto motivou posteriormente a cassação de algumas instituições e a declaração de uma verdadeira guerra contra os cursos de “fim de semana”, que pululavam por aí,  mesmo a despeito  das pressões  políticas, que os poderosos grupos  que dominam o ensino particular no Brasil realizaram sobre o Ministério.
O governo FHC deu um grande passo no sentido de dar padrão de excelência ao ensino superior brasileiro ao instituir critérios de avaliação das entidades de ensino, que previam até a suspensão de funcionamento daquelas que não se enquadrassem dentro de padrões mínimos estabelecidos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O BRASIL QUE NÃO LÊ

Alguém abre um livro
Da Revista Digital



Outro dia, falando num encontro de livreiros, eu dizia que todos nós, que trabalhamos com livros -que os escrevemos, editamos, distribuímos, vendemos ou promovemos-, devíamos nos sentir privilegiados. Nosso produto não anuncia na TV, não é vendido na farmácia junto com os xampus, fraldas e chinelos e, para ser apreciado, precisa ser lido linha a linha e ainda temos de lamber o dedo para virar a página. Mas, toda vez que um brasileiro abre um livro, o Brasil melhora.

AEROPORTOS SATURADOS

Ameaça de caos nos aeroportos brasileiros

 Com Agenda 2020
 
Claudio Fachel/JC Problemas do setor vieram quando milhões ascenderam à classe C, avalia Espírito Santo Júnior  
 
Problemas do setor vieram quando milhões ascenderam à classe C, avalia Espírito Santo Júnior
 
Jornal do Comércio (22/11/2010) - A falta de infraestrutura nos aeroportos brasileiros novamente foi o centro dos debates entre especialistas do setor aéreo e autoridades governamentais em evento de turismo.

sábado, 20 de novembro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA

Guerra


“Democracia” é uma palavra quase tão gasta quanto a palavra “energia”. Quer ver?

Pode-se falar em democracia na escola (papo furado para não dar aula ou seduzir os alunos que não gostam de ter aula), democracia dos afetos (hoje transo seres humanos, amanhã, labradores, nada de “especismo”, porque cachorro é gente), democracia corintiana (dessa nem falo porque sou um palmeirense ressentido), democracia na família (mesmo que os pais paguem as contas, eles devem obedecer à base popular, isto é, os filhos), enfim, qualquer um pode inventar a sua própria democracia.

EDUCAÇÃO

O imbróglio do Enem






Enquanto o presidente Lula dizia em Maputo que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 foi extraordinariamente bem-sucedida, no Brasil constatava-se que os problemas ocorridos com a prova este ano eram maiores do que se imaginava. Além das falhas de impressão no cartão de respostas e da inversão da ordem das perguntas num dos cadernos distribuídos aos candidatos, foram registrados erros de grafia, digitação e pontuação que prejudicavam o entendimento das questões pelos candidatos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FORUM CARAJÁS



Que rumo se pressente para o Baixo Parnaiba maranhense? Haveria várias hipóteses para o futuro dessa região.  Conta-se com o futuro, com certo desconto, é claro, para que ele arranje energia em grandes prestações a perder de vista. 

Em que lugar se acharia uma fita métrica capaz de medir os quilômetros gastos por alguém no intuito de apressar o futuro e restringir o passado? Os conhecimentos disponíveis para conjecturar a respeito do mundo foram devidamente neutralizados, esvaziados ou deportados pelas forças maiores do avanço da técnica sobre a vida social. 

domingo, 14 de novembro de 2010

OEA CONTRA BELO MONTE



OEA pode recomendar a suspensão de Belo Monte

Indigenas_nao_aceitam_BeloMonte
Entidades enviaram dia 11/11,  documento que denuncia violações a tratados internacionais no projeto e ameaças a comunidades indígenas e ribeirinhas do rio Xingu; OEA exigirá explicações do Estado e pode solicitar impedimento das obras
A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebeu (quinta-feira, 11) um documento que denuncia as ilegalidades no processo de licitação e os impactos às comunidades indígenas e ribeirinhas que serão atingidas pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Assinada pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre e por outras organizações representantes das comunidades – Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Prelazia do Xingu, Sociedade Paraense de Direitos Humanos (SDDH), Justiça Global e Associação Interamericana de Defesa do Ambiente (AIDA) –, e elaborada com a participação de mais de vinte organizações e movimentos sociais apoiadores, a petição solicita em caráter de urgência a concessão de medidas cautelares* para a suspensão do processo de licenciamento ambiental do projeto.

LIXÃO A CÉU ABERTO EM SC É CORRIQUEIRO

 

Lixão é que nem boca de fumo...
 
Ana Echevenguá
 
 
 
Lixão clandestino, a céu aberto, com aval das prefeituras é prática corriqueira em Santa Catarina. Lixão com o nome bonito de aterro sanitário e com licença da FATMA[i], idem.

DIVIDA DA UNIÃO COM MUNICÍPIOS É DE 2 BILHÕES DIZ UBAM

UBAM diz que o governo deve R$ 2 bilhões aos Municípios

Sem esses recursos os Prefeitos não poderão pagar o 13º Salário dos servidores, devido ao comprometimento das finanças municipais

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, encaminhou documento Presidente Luis Inácio Lula da Silva, expondo a situação caótica na qual se encontram os Municípios de todo país e solicitando a liberação imediata da Ajuda Financeira aos Municípios (AFM), no valor de dois bilhões de reais. Ele alegou que em razão da crise, a maioria das prefeituras está com a folha atrasada e possivelmente não terá recursos suficientes para o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários no fim do ano.

sábado, 13 de novembro de 2010

APÓS AS ELEIÇÕES, CARGA TRIBUTÁRIA VOLTA A SER TEMA

O alerta do impostômetro 



O novo recorde da arrecadação nacional apontado recentemente pelo impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (um trilhão de reais em 299 dias) corrobora o anseio nacional de que, em 2011, dê-se prioridade absoluta à reforma tributária. Será inaceitável postergá-la, repetindo-se a omissão de sucessivos governos e legislaturas, ao longo dos 22 anos desde a promulgação da Constituição de 1988. 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SANTA CATARINA E O ESGOTO DE CANASVIEIRAS

Canasvieiras - o esgoto no ventilador
 
 
Ana Echevenguá
 
A audiência pública, promovida pela 32ª Promotoria de Justiça da Capital, para dar continuidade à investigação sobre o problema da poluição provocada pelo esgoto sanitário na baía de Canasvieiras apresentou vários aspectos positivos.
 
1. A força do Movimento SOS CANASVIEIRAS, que  foi está nas ruas para alertar sobre esse problema. A divulgação, com panfletos e banners, encheu o salão de convenções do Hotel Moçambique, na noite do dia 08 de novembro de 2010.  

terça-feira, 9 de novembro de 2010

QUALIDADE DE ENSINO PREOCUPA

Ensino público gaúcho avança a passos lentos

google Avaliação da Educaçãogaúcha segue baixa Avaliação da Educaçãogaúcha segue baixa 

Zero Hora  - Apesar de evoluir, o Ensino Médio permanece sendo a pedra no sapato do desenvolvimento educacional gaúcho.

Mais de 75% das escolas da rede estadual alcançaram notas abaixo do considerado ideal no Sistema do Rendimento Escolar do Rio Grande Sul (Saers), realizado em 2009 e divulgado ontem pela Secretaria da Educação (SEC).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

IDH DO BRASIL É INFERIOR À MÉDIA DA AMERICA LATINA


IDH do Brasil está abaixo da média da América Latina e é inferior ao do Peru – Fonte ONU

Base: Ano de 2010


Posição Mundial Países IDH
45
Chile
0,783
46
Argentina
0,775
52
Uruguai
0,765
54
Panamá
0,755
56
México
0,750
59
Trindad e Tobago
0,736
62
Costa Rica
0,725
63
Peru
0,723
73
Brasil
0,699
75
Venezuela
0,696
77
Equador
0,695
78
Belize
0,694
79
Colômbia
0,689
80
Jamaica
0,688
88
República Dominicana
0,663
90
El Salvador
0,659
94
Suriname
0,646
95
Bolívia
0,643
96
Paraguai
0,640
104
Guiana
0,611
106
Honduras
0,604
115
Nicarágua
0,565
116
Guatemala
0,560
145
Haiti
0,404



De acordo com o ranking anual de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil, com nota de 0,699, obteve uma nota abaixo da média da América Latina, que foi de 0,704. A média brasileira, no entanto, ainda é superior à mundial, que alcançou 0,624.

sábado, 6 de novembro de 2010

RELAÇÕES COM EUA SERÃO SOBERANAS DIZ PRESIDENTE

Rousseff organiza transição no Brasil e prevê relações “próximas” com os EUA

AFP/Dialogo-Americas


A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, começou a organizar a transição para seu governo e a delinear sua política exterior com a qual, segundo ela, espera manter relações “próximas porém soberanas” com os Estados Unidos.
Rousseff, que assumirá no dia 1º de janeiro, dividiu as tarefas entre sua equipe principal de assessores antes de tirar uns dias de descanso e preparar suas primeiras viagens oficiais ao exterior.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A PRESIDENTE E A LIBERDADE DE IMPRENSA

Que a liberdade seja mesmo irrestrita

Após vencer as eleições, Dilma Rousseff, apresentou enfim a síntese de seu programa de governo. Num discurso escrito, sem margem para improvisos, listou suas metas e, acima delas, seus compromissos democráticos. No que afirma sobre a imprensa, o texto dificilmente poderia ter sido mais oportuno.

Zelarei pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa, proclamou Dilma Rousseff.

Aparentemente, a presidente eleita disse o óbvio: como chefe de Estado e de governo, só o que lhe compete, nessa matéria, é zelar pela liberdade plena. Nada de novo. Mas, aqui, o óbvio é especialmente bem-vindo. Na ressaca das violências verbais da campanha, essas poucas palavras adquirem um valor único. Lembremos que, neste ano eleitoral, o presidente da República, em pessoa, atacou a imprensa em várias ocasiões. No dia 20 de setembro, no Tocantins, ele chegou a impor condicionantes à liberdade: A liberdade de imprensa não significa que você possa inventar coisas o dia inteiro. (...) Significa que você tem a liberdade de informar corretamente a opinião pública, para fazer críticas políticas, e não o que a gente assiste de vez em quando.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESMATAMENTO NO BAIXO PARNAÍBA

  CORRER BEIRADA PELAS CHAPADAS DO BAIXO PARNAIBA MARANHENSE
                As comunidades do Baixo Parnaiba tocam as teclas do Cerrado maranhense e arrancam a mesma nota: Não deixem que as firmas como a Suzano e as suas terceirizadas desmatem um palmo sequer porque elas só terminam quando restar apenas um bacurizeiro de uma floresta de milhares para contar uma história que, até bem pouco tempo, corria as beiradas das Chapadas pelas mãos, pés e bocas das comunidades extrativistas do Baixo Parnaiba maranhense.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

QUEM É DILMA VANA ROUSSEF


O PERFIL DA FUTURA PRESIDENTE

(Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi apontada ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, em junho de 2005, sendo a primeira mulher a ocupar a posição. Dilma candidatou-se à Presidência da República nas eleições de 2010, cujo resultado do segundo turno, em 31 de outubro, garantiu-lhe o posto de primeira mulher presidente da história do Brasil.

SONHO CONTINUÍSTA

RUBENS RICUPERO 
Da Folha de São Paulo

Continuísmo parece ser a aspiração do país. Mas será possível sustentar o que inspira tamanho desejo?



CONTINUÍSMO parece ser a aspiração do país, a julgar pela popularidade do presidente e pelas sondagens eleitorais. Mas será de fato possível sustentar, depois das eleições, a situação de bem-estar que inspira esse humano e natural desejo? E se não for, não se está preparando terrível decepção em curto prazo?