MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REFORMA RESGATA MEMÓRIA


Reforma traz de volta a cor original do Palácio Guanabara

Do Correio do Brasil
  Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro
Palácio Guanabara
O Palácio Guanabara foi construído no século XIX
Atrás de tapumes cinzentos, surge a cor ocre vibrante do novo Palácio Guanabara. Em obras desde o fim de 2009, o prédio da sede do Governo do Estado deverá estar completamente renovado em julho. Orçada em R$ 16 milhões, a reforma é realizada pela Superintendência de Engenharia e Manutenção da Secretaria da Casa Civil. 
Além de restaurar a sua infraestrutura, o objetivo é preservar a memória do palacete por meio de alguns tesouros históricos que foram descobertos.

“Tem muita história surgindo com a restauração. Debaixo do cimento, encontramos azulejos do século XIX e também pisos da época da escravatura e de quando a Princesa Isabel ainda morava aqui. Vamos colocar uma proteção de vidro em alguns trechos para que as pessoas possam ver como era o piso original”, contou o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.
Cerca de cem especialistas são responsáveis pela a revitalização do palácio. A reforma inclui a instalação de um moderno sistema de ar-condicionado central, adaptação dos acessos para portadores de deficiência e cozinha industrial, sem falar no paisagismo dos jardins e em um novo projeto de iluminação.
A restauração é financiada pelas empresas Light, Embratel, Ambev e Petrobras. Em 1889, o Paço Isabel – nome que homenageava a princesa ilustre – passou a se chamar Palácio Guanabara. Desde então, esta é a quinta e mais completa reforma já feita no palacete.
Estão sendo trocados telhados, forros, pisos, instalações elétricas e hidráulicas, sem falar na pintura externa, que volta a ser ocre, a cor original do prédio. Os jardins não ficaram de fora das obras: passam por restauro chafarizes e esculturas.

Nenhum comentário: