MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 1 de março de 2011

ENERGIA ELÉTRICA CARA E RUIM

Choque no bolso e no meio ambiente

Do Instituto MilleniumAutor: Costábile Nicoletta

A população paulistana tem se acostumado a conviver com frequentes pequenas interrupções no fornecimento de energia. Coisa de alguns segundos, algo aparentemente sem grande importância, não fosse nossa crescente dependência das comodidades que a tecnologia proporciona.

Um exemplo bastante prático disso pode ser tristemente notado por quem está com um arquivo eletrônico aberto no computador e a luz dá uma piscada. Suponha que seja um arquivo de texto, como este que escrevo neste momento.
Uma fração de segundo sem energia é suficiente para mandar para o espaço os 2 mil caracteres que compõem este artigo. Como trabalho numa empresa que toma precauções contra problemas dessa natureza, essa falha no fornecimento de eletricidade é neutralizada por equipamentos que acionam dispositivos de geração de energia própria, que prescinde dos serviços da concessionária local.
Quem trabalha em casa ou em pequenas companhias provavelmente não terá a mesma sorte e perderá boa parte do que vinha fazendo no computador.
Nas páginas 14 e 15 da edição do Brasil Econômico desta quinta-feira (24/2), a repórter Juliana Rangel descreve o que os comerciantes do estado de São Paulo estão fazendo para pagar menos energia e livrar-se das eventuais falhas de fornecimento: vão usar 20 mil geradores a diesel.
Evitarão seu prejuízo econômico e aumentarão nossas perdas ambientais, num momento em que se discute tanto o que fazer para diminuir os índices de poluição.
O argumento dos comerciantes para recorrerem a alternativas poluentes – respaldado pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal – é que o índice de interrupção de fornecimento das concessionárias que distribuem energia na região ficou acima do tolerável pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2010.
Das cinco principais concessionárias que prestam serviço em São Paulo, apenas uma respeitou os limites estabelecidos pela agência.
Fonte: Brasil Econômico, 24/02/2011

Nenhum comentário: