MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quinta-feira, 10 de março de 2011

SUA COLUNA SEMANAL - No. 190 – COLUNA DO SARDINHA


“MENAS PRESIDENTA, MENAS”

O marketing mercadológico do ex-presidente vendeu-o como algo diferente de tudo que já houvera neste país, que recebesse o nome de administração pública. É bem verdade, que em algumas passagens Lula exagerou um pouco,  escapando para o grotesco e para  a bizarrice, mas como os meios justificavam os fins, não houve quem se importasse muito e Lula terminou o mandato com uma aprovação digna de ditador libio em tempos de bonança, eis que Kadhafi está muito em voga e parece que beirando o fim.


 Lula cunhou o “nunca antes neste país”, criação perfeita e acabada da mídia, para dizer que antes dele era o caos e deste se fez a luz e esta pariu o populismo com novo rótulo com a bizarrice servindo de “modus operandi”.

Neste início de governo Dilma, por uma questão talvez contratual e política, aparentemente, tudo continua como dantes nos mais variados aspectos, administrativos, políticos e midiáticos.
Assim, não é de se estranhar que a imprensa oficial e oficiosa chame a primeira presidente da história brasileira de “presidenta” e que ela, num rasgo de entusiasmo elogie o “pibão” anunciado pelo IBGE.

Enquanto os marqueteiros não bolarem uma nova estratégia para vender a presidente, vai ser assim. “E vamo qui vamo.”

Só que os marqueteiros não poderão demorar muito, pois já começam a vasar na imprensa notícias nunca vistas antes neste país.

Tais como o processo judicial envolvendo o “mensalão” , que arrastou para a vala comum da corrupção quase toda a cúpula do Partido do presidente Lula e que volta à pauta com a informação de que o calhamaço já tem mais de setenta mil páginas e outros detalhes mais. E que o BMG, um dos bancos envolvidos no escândalo, está sendo investigado junto com o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Previdência Social pelo Ministério Público Federal por propaganda indevida que causou prejuízos aos cofres públicos avaliados em nove milhões de reais.

Como o governo Dilma ainda não tem identidade e fisionomia própria, restam aos marqueteiros manter o mesmo mote do governo anterior, arrastando enquanto puder os defeitos e qualidades do antecessor. No entanto, já há um nítido movimento em seu seio em cunhar, alguns lances pouco defensáveis do governo Lula como “herança maldita”. Portanto, o tempo urge.

A “herança maldita” reflete-se na política econômica, que no governo Dilma é pendular, talvez para frear a sanha fisiológica da base aliada por postos e cargos. Da mesma forma que torna público um déficit recorde em suas contas de mais de um trilhão e quatrocentos bilhões de reais e um corte modesto de cincoenta bilhões  em suas despesas e investimentos, anuncia a criação de mais ministérios, que devem chegar a quarenta(!), logo,logo e um aumento substancial no Bolsa Familia, que deve consumir neste 2.011 cerca de dezesseis bilhões de reais.

Dilma não está sabendo aproveitar a condescendência, que a opinião pública devota aos neófitos, o que é um grande mal. Deveria ir-se desgrudando de seu criador paulatinamente, não a título de confronto, mas para marcar o nascimento de uma nova liderança com luz e personalidade própria.

Luiz Bosco Sardinha, advogado e jornalista

Nenhum comentário: