MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

domingo, 3 de julho de 2011

O QUE ROLA


Fatos em Foco

Por Hamilton Octavio de Souza
Grandes negócios
Mais uma jóia nas maravilhas do capitalismo brasileiro: o governo federal decidiu financiar a construção do novo estaleiro do empresário Eike Batista, no litoral fluminense. O projeto está orçado em R$3 bilhões, dos quais R$2,7 serão desembolsados pelo BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A licença ambiental foi providenciada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, que tem curtido viajar nos aviões do rico empresário.
Violência urbana
Em audiência pública no prédio da Procuradoria da República, no centro do Rio, dia 22, moradores de várias comunidades reclamaram das remoções compulsórias para a realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, por causa dos baixos valores das indenizações, realocação de famílias em áreas distantes e falta de informação sobre quem será atingido. O discurso vago da prefeitura não conteve os protestos.



Decisão decente
A presidente Dilma Rousseff tem ótima oportunidade para colocar o Brasil em dia com o respeito aos direitos humanos, especialmente perante os órgãos internacionais. Já está certo que o Subcomitê de Prevenção de Tortura – da ONU – visitará o país em agosto para apurar denúncias de tortura nas cadeias e unidades de jovens infratores. É o momento de o governo escancarar os setores reacionários e de direita que praticam essas violências.
Ação predatória
O relato do Encontro Regional Atingidos pela Vale (antiga CVRD), em Marabá (PA), divulgado dia 17, apresenta um quadro dramático dos impactos negativos dos projetos da empresa em várias cidades nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Além de poluição, desmatamento, danos ambientais graves, os participantes no encontro denunciaram que a empresa persegue as principais lideranças dos movimentos sociais. Inaceitável!
Abuso anunciado
Entidades e lideranças populares bem que alertaram: a obra da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, vai provocar inúmeros impactos negativos e conflitos com a população local. Nos dias 21 e 22, os despejos de 270 famílias – de dois bairros de Altamira que serão inundados – foram feitos com brutal violência pela Polícia Militar, com o uso de balas de borracha, bombas e gás pimenta. Quem assume a responsabilidade pelas vítimas?
Verdade histórica
Está marcada para o dia 27 de julho, às 14h30, no Fórum João Mendes, no centro de São Paulo, a audiência das testemunhas na ação movida pela família Merlino contra o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado pela tortura e morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino, em julho de 1971, nas instalações do Doi-Codi. Devem ser ouvidos ex-presos políticos que testemunharam a tortura e morte de Merlino. Que se faça Justiça!
Banda larga
Folha de S. Paulo assegurou, dia 25, que o governo federal já decidiu entregar a expansão da banda larga no país para a empresa privada de telefonia OI. Se isso é verdadeiro, significa que a negociação com outras empresas interessadas não passa de teatrinho; que o projeto de reerguer a Telebrás foi mesmo abandonado; e confirma que a OI tem mesmo costa quente na cúpula ministerial. Quem vai defender os usuários da Internet?
Inadimplência
O fantasma da crise econômica ronda o consumismo brasileiro: o endividamento familiar bateu recorde em abril deste ano e compromete 40% da renda anual. Já a inadimplência das empresas continua em elevação, teve um aumento de 16,2% de abril para maio e registra crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período – de janeiro a maio – do ano passado. Resta saber quais setores vão sofrer retração em primeiro lugar!
Crise final
Em artigo veiculado pela Agência Aditaldia 27, o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff, respeitado por suas análises ponderadas, afirma o seguinte: “Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adaptar-se a qualquer circunstância.” Se a profecia estiver certa, é preciso pensar rapidamente em algo para substituir o sistema atual

Nenhum comentário: