MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"CAVERNÁCULO"





Volta-e-meia inventa-se neologismos para dizer algo, para o quê não se encontra a palavra apropriada que irá bem exprimir a nossa intenção.



Tomemos o governo Lula. Todos sabemos o pouco apego ao vernáculo do nosso grão-vizir, bem como o “descuido” no cumprimento de regras e obrigações já postas, que o torna um governo anacrônico, de mentalidade ultrapassada. O “cavernáculo” (caverna + vernáculo) cai bem para seu governo.



O ministro Jobim com sua farda de campanha, camuflada, como viu-se em sua visita ao devastado Haiti, dá bem o tom do governo Lula.



Do alto do conhecimento que deveria ter – foi ministro da Justiça de FHC – ou tem a obrigação de saber, que só usa farda das Forças Armadas seus componentes e mais usá-la, sem pertencer à Força respectiva é crime de falsidade ideológica. Pelo que se sabe, o governo Lula pode tudo, mas ainda não revogou o Código Penal e mais, o que vale pro Mané vale também pro ministro.



Efetivamente, não dá para entender o comportamento de Jobim, frustração ou o quê? Será satisfação de sentir-se autoridade, que a farda pode vir a representar? Ou algo perdido no tempo que volta-e-meia aflora? Só o ministro pode responder.



Como o chefe Lula não é muito de respeitar leis e convenções estabelecidas, a falta de compostura ministerial passa batida e vamos que vamos, criando incidentes diplomáticos no Haiti com os americanos, achando que lá também, como aqui, vale tudo e respeito a direitos e deveres é invenção de quem não tem o que fazer.



Pode-se argumentar que se trata de um deslize menor, que por causa dele, nem o dólar irá subir e nem Togo ou Argentina levantarão a Copa do Mundo. No entanto, a complacência com pequenos delitos, como é praxe no Brasil, dá origem a grandes crimes que também não são punidos. A ordem seria: exemplar tolerância zero com os membros do governo.



É uma questão de autoridade. Se não se tem para punir pequenos delitos, ter-se-á para punir os grandes? E se os membros do governo dão o exemplo, quem somos nós para não segui-los.



Em matéria de cumprimento de leis e direitos, o Brasil do século XXI só fala uma língua, o “cavernáculo”, que tem muito de caverna e pouco de vernáculo.



Não é de se estranhar que os deuses da natureza, que nossos milenares ultrapassados muito bem conheceram, estão se rebelando com enchentes, terremotos, secas, erupções vulcânicas e incêndios florestais. Saíram do esquecimento para tomar o lugar que um dia lhes pertenceu, para ver se começando de novo, os homens saiam das trevas que estão enfiados e falem outra língua mais inteligível. Cavernáculo é dose!



Com tanto conhecimento e avanço tecnológico, ainda nos rendemos a falsos líderes de mentalidade da idade da pedra, que fazem da “politiquinha” e do assistencialismo barato, que beneficia alguns com dinheiro de todos, sua forma de governar.



Enquanto nós pobres brasileiros curvarmo-nos ao obscurantismo político, cedendo espaço aos mesmos políticos, que repetem os mesmos argumentos, sistemas e modelos, nosso futuro mais aproxima-se do passado.



É do passado que vem mais um neologismo, horrível até de pronunciar, o casernáculo (CASERNA+VERNÁCULO) que Lula conhece muito bem, tendo passado incólume por ele e parece que ficou com saudades.



Luiz Bosco Sardinha Machado
COLUNA DO SARDINHA

Nenhum comentário: