MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A CLASSE OPERÁRIA DESCOBRE O PODER - COLUNA DO SARDINHA - No. 145


Obviamente, não existe um ranking para determinar as maiores e piores ditaduras de todos os tempos, existentes na face da Terra, mas a ditadura que imperou na União Soviética dos tempos de Stalin, nada ficou a dever às demais.

Chamada ora de “operária”, ora de “proletária” e também de “esquerda”, só demonstrou que a classe “operária” ,“proletária” e de “esquerda” soviéticas ao chegar ao poder, fizeram pior do que aquilo que deploravam no tzarismo e as estepes geladas da Sibéria passaram a ser o local escolhido para os dissidentes esfriarem a cabeça. Muitos de lá não voltaram.
É explicável que tal ocorra, quando os opostos ou as minorias assumem o poder. Na teoria são anjos que vão salvar o mundo, na prática são demônios, que farão igual ou pior do que fizeram seus antecessores.
Isto acontece tanto na Rússia, no Paquistão, não-sei-mais-onde e também no Brasil e a primeira vítima de regimes ditos reformistas radicais é a liberdade, catalogada entre os Direitos fundamentais do homem e que estão consagrados em nossa Constituição: liberdade de culto, liberdade de ir e vir, liberdade de pensamento e expressão de idéias e opinião e a estes somaríamos mais um, mas não escrito na Carta, que é o direito de indignar-se.
Tal direito é o primeiro que os governos de viés autoritário procuram abortar, entendendo que indignar-se vira protestar-se e protesto não é coisa que se admita num regime “perfeito e acabado”, como toda ditadura que se preze.
Outro símbolo da democracia, que muito sofre nas mãos dos reformistas radicais é o Poder Judiciário sempre visto como inimigo das “mudanças urgentes de que o país precisa” e burle-se as leis.
O governo Lula, em que preze a eleição democrática, volta-e-meia é sacudido por um ranço ditatorial de viés totalitário, que faz tremer e temer-se pelas instituições, causando uma indignação, que ora é pontual mas que pode assumir contornos mais sérios, ao atentar contra liberdades consagradas no texto Maior.
Assim é com a liberdade de expressão e de indignação. Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor, Boris Casoy e dezenas de outros de menor expressão, sentiram sobre si a mão pesada da truculência da censura, que quis intimidá-los e cassar-lhes a palavra. E vai além.
Pretende o governo criar por decreto um órgão para avaliar o que se escreve na imprensa. Numa clara tentativa de reeditar a censura prévia adotada pelo regime instalado em ’64, graças ao qual aqueles que contrapuseram-se a ele, estão recebendo gordas indenizações, não se sabe por quais fundamentos.
Mas, a escalada não para aí. Uma carta pessoal e reservada do general-chefe do Departamento do Pessoal do Exército, Maynard Marques de Santa Rosa, na qual criticava a política de direitos humanos, que o governo Lula quer implantar, custou-lhe a exoneração, bem no estilo chavista de calar resistências.
E na nítida amostra de que pode tudo, o governo aprova num Legislativo dócil aos seus desmandos, um diploma que isenta a todo-poderosa Petrobras da auditoria do Tribunal de Contas da União em três milionárias obras de refinarias com suspeitas sérias de superfaturamento.
Quer dizer, numa só penada passou duas vezes por cima da Constituição, mas como diria Vargas: “a lei, ora a lei”.
Antes que a coisa descambe de uma vez e para preservar os resquícios que ainda temos de regime democrático, a sociedade civil deveria denunciar à imprensa internacional e a própria Organização das Nações Unidas estes fatos que jogam por terra a idéia de que o presidente Lula seja um estadista, como quer parecer.

Luiz Bosco Sardinha Machado

OPINIÃO DO LEITOR

Bom dia Luiz Bosco Sardinha,







Achei fantástico o seu texto sobre "A classe operária descobre o poder" e ao mesmo tempo em que conseguimos ler em detalhes todo um apanhado desta vergonha que tem se tornado o governo no nosso país, e assim como você disse que " a ditadura que imperou na União Soviética dos tempos de Stalin, nada ficou a dever às demais", me entristeço, pois podemos comprovar que indifere de país ou governo, a realidade é que o ser humano cada vez mais exclui dos seus costumes e aprendizado a questão caráter, dignidade e amor ao próximo. Fazendo da vida familiar, da sociedade e da política uma vergonha constante. E o pior de tudo, é que quando são expostas as opinião de pessoas como Arnaldo Jabor, Boris Casoy e Diogo Mainardi acontece como reação, o que você definiu como " a mão pesada da truculência da censura", ou seja, a ordem é ver, ler, ouvir e ficar calado, sem direito a vômitar a porcaria engolida.

Na realidade a lei é manipulada da forma mais conveniente e por isto somos vítimas dia após dia de situações absurdas em que a lei é engolida pela conveniência de quem manda mais. Apesar da distância no tempo, hoje vivemos de forma comparável à Sodoma e Gomorra, onde a podridão da corrupção, da falcatrua e da imoralidade imperam. Sei que existem homens de caráter, de boa índole e de determinação, mas tem sido uma minoria, pois não tem tido sucesso em sobrepor ao que tem de pior.

Somente Deus tem o poder para mudar esta situação, pois se trata da criatura humana, mas, em contrapartida, a sua Palavra fala que " Ele bate na nossa porta, se abrirmos Ele entrará, ceiará e fará morada", então aí entra o livre arbítrio, pois Ele não invade o nosso interior para fazer mudanças, a não ser com a nossa permissão.

Concluindo, precisamos mesmo é de sua misericórdia, para que Ele ao olhar para nós, nos dê estratégias para fazer esta história mudar.

SANDRA



Nenhum comentário: