MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MARIO NOVELLO IRÁ INCENDIAR SÃO PAULO


Mário Novello,  brasileiro, é o mais importante cientista da atualidade. Ele deve incendiar São Paulo na Casa do Saber (rua Dr. Mário Ferraz, 414), dia 17 de maio, às 19h 30, em encontro gratuito para falar de duas de suas mais recentes demonstrações científicas: a de que a teoria do Big Bang não se sustenta como explicação da origem do Universo e de que o Universo é eterno, portanto, infinito, negando a crença criacionista segundo a qual existiria um design inteligente autor da criação.
 Encontro imperdível, até porque Novello lança e autografa, logo após sua fala, seu livro Do Big Bang ao Universo Eterno (Editora Zahar), que traz as duas demonstrações. Leia também matéria que fiz com Novello no ano passado, mostrando por que ele é, também, a personalidade mais importante do Planeta, na atualidade. No link...

Quem é Mario Novello

Mário Novello é pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra/CBPF), do Rio de Janeiro. Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lyon (França), em 2004, por seus estudos e suas comprovações científicas sobre a origem do Universo. É também doutor em física pela Universidade de Genebra, Suíça, com pós-doutorado no Departamento de Astrofísica da Universidade de Oxford, Inglaterra. Nesse encontro em São Paulo, para o qual você está convidado, Novello vai questionar a teoria do Big Bang como única explicação plausível sobre a origem do Universo.

Mesmo sem ter produzido uma explicação racional da origem do universo, lembra Novello, o modelo do Big Bang --- isto é, a ideia de que o Universo foi criado por uma grande explosão que teria acontecido a uns poucos bilhões de anos ---- dominou o cenário cosmológico durante a maior parte da história moderna da Cosmologia e, em particular, desde os anos de 1970 a 2000. Isso se deveu a várias circunstâncias que Novello irá detalhar nesse encontro em São Paulo.

"Ainda que esta imagem extremamente simplista do que teria ocorrido no inicio da atual fase de expansão do Universo não tenha sido, até hoje, totalmente abandonada, devemos reconhecer que ela não tem mais nem o vigor nem a hegemonia que possuía em passado recente", ressalta Novello.

"A origem desta mudança de paradigma no imaginário do cientista tem várias causas, sendo uma das mais relevantes a que está associada às observações astronômicas recentes que sugerem uma aceleração da expansão do universo." O encontro terá a mediação do jornalista Ulisses Capozolli, editor-chefe da revista Scientific American.

Mais sobre Mário Novello

Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Lyon, França, em 2004, e de doutor em física pela Universidade de Genebra, na Suíça. Fez pós-doutorado no Departamento de Astrofísica da Universidade de Oxford, Inglaterra. É autor de inúmeros trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia e coordena a seção brasileira do Centro Internacional de Astrofísica Relativista (Icra), com sede na Itália.

Criou, em 1978, da Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação. Autor de livros como "Cosmos et Contexte" (Paris, Ed. Masson, 1987); "O círculo do Tempo: um Olhar Científico sobre Viagens Não-convencionais no Tempo" (Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1998); "Os Sonhos Atribulados de Maria Luísa" (Rio de Janeiro, Zahar, 2000); "Máquina do Tempo" (Rio de Janeiro, Zahar, 2005); "O que é Cosmologia" (Rio de Janeiro, Zahar, 2006), e agora "Do Big Bang ao Universo Eterno" (Rio de Janeiro, Zahar, 2010), entre outros.

Nenhum comentário: