MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

sexta-feira, 30 de julho de 2010

COPOM APONTA REDUÇÃO DE RISCOS DE INFLAÇÃO

Do Jornal Indústria&Comércio

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) destaca que são decrescentes os riscos para a consolidação de um cenário de aumento da inflação. Esses riscos, afirma o comitê, são derivados da expansão da demanda doméstica por bens e serviços, em descompasso com a oferta.


“É plausível afirmar, entretanto, que os fatores de sustentação desses riscos mostram desaceleração na margem”, diz a ata da última reunião do Copom, divulgada ontem (29/07). 



A ata traz a justificativa para o abrandamento do aperto monetário. Na semana passada, o comitê elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto percentual para 10,75% ao ano, depois de duas elevações de 0,75 ponto percentual em abril e em junho deste ano. O Copom eleva a Selic para controlar a inflação, em ambiente de aquecimento da economia.


Na ata, o Copom destaca que houve recuo nas projeções de inflação. “O Copom considera que esse processo deva ser intensificado e, para tanto, precisam ser revertidos os sinais de persistência do descompasso entre o ritmo de expansão da demanda e da oferta agregadas, que, em última instância, tendem a aumentar o risco para a dinâmica inflacionária.”


Nesse sentido, afirma a ata, “a postura de política monetária deve ser ajustada, haja vista que essa iniciativa contribui para a convergência entre o ritmo de expansão da demanda e da oferta”.


O Copom também avalia que a atividade econômica brasileira está em compasso menos intenso do que o observado no início do ano.


PREÇOS

A ata do Copom informa que o BC manteve a projeção de que não haverá reajuste nos preços da gasolina e do botijão de gás neste ano. Também foram mantidas as estimativas para o reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, para este ano, em 1,6% e 1,5%, respectivamente.


Para os preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2010, a projeção de correção foi mantida em 3,6%. Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,24% do total do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de junho deste ano. Para 2011, a estimativa também foi mantida, em 4,4%.

Nenhum comentário: