MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

AQUECIMENTO GLOBAL


Órgão das Nações Unidas classifica 2010 como o ano mais quente desde 1998


consequencias-do-efeito-estufa.jpg
Do Correio do Brasil
Por Redação, com Abr - do Rio de Janeiro
O ano de 2010 foi classificado como o mais quente, considerando a média registrada de temperatura, desde 1998. Também foi um ano marcado por desastres naturais – vulcões, terremotos e enchentes, assim como variações de alta e baixa temperaturas. A conclusão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas. Pelos dados da organização, no ranking de anos com temperaturas mais elevadas estão 2010, 2005 e 1998.

Para o OMM, outra caraterística de 2010 foi o elevado número de registros climáticos extremos. O estudo considera e menciona a primeira semana de 2011 como exemplo de continuidade deste processo, como as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.
“[As] enchentes nas zonas de montanha perto da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, na segunda semana de janeiro, resultaram em mais de 700 mortes, muitas delas causadas por deslizamentos de terra”, diz o relatório.
Em seguida, o documento acrescenta que no ano passado, houve ainda registros de calor na Rússia, inundações no Paquistão, no Sri Lanka e nas Filipinas, além da Austrália.
Em 2010, as temperaturas mais elevadas foram registradas em grande parte da África e nas regiões Sul e Oeste da Ásia. Proporcionalmente, regiões cujas temperaturas são baixas também registraram elevações, como a Groenlândia e o Canadá.
Segundo a OMM, em 2010 a temperatura média foi de 0,53°C acima da média de 1961 a 1990. A elaboração deste levantamento é baseado em dados do Centro de Meteorologia da Grã-Bretanha, no Centro Nacional de Clima dos Estados Unidos e nos estudos da agência espacial norte-americana, a Nasa.
“Os dados confirmam que há uma tendência a partir de 2010 de aquecimento significativo na Terra em um período a longo prazo”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Os dez anos mais quentes já registrados ocorreram todos desde 1998.”
Nos últimos dez anos, no período de 2001 a 2010, a média global de temperaturas é de 0,46°C acima do registrado na década anterior. O mês de dezembro foi “excepcionalmente quente”, informa o relatório da OMM, no Leste do Canadá e na Groenlândia.
Porém, também em dezembro, houve registros de temperaturas abaixo da média na maior parte da Europa, em países como a Noruega e a Suécia. Também neste período, na Inglaterra, foi registrado o dia mais frio desde 1890. A Rússia e os Estados Unidos também sofreram com as baixas temperaturas no final do ano passado.

Nenhum comentário: