MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

domingo, 19 de setembro de 2010

ECONOMIAS RECUPERAM-SE

Recuperam as economias da América Latina e do CaribeEconomia Brasileira


A grave recessão que varre os Estados Unidos refletiu na América Latina e no Caribe apenas em 2009, segundo o economista Manuel Lasaga, em reportagem do Miami Herald.

“A região suportou bem a tempestade da crise econômica mundial sem espirais inflacionárias, inadimplência, quebra de bancos, desvio de capital ou desvalorizações das moedas ocorridos no passado”, disse Lasaga, acrescentando que para a maioria a onda não foi suficientemente forte para derrubar ninguém. 

Na mesma reportagem, Augusto de la Torre, economista chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, disse que reformas institucionais e políticas ajudaram a criar um “sistema de imunidade econômico” para a região.
Após consolidar os lucros financeiros que tiveram início na metade do ano de 2009, a América Latina e o Caribe estão, de fato, vivendo um ano de crescimento, visto que suas economias devem crescer cerca de 5,2%, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL).

Quando a organização divulgou seu Estudo Econômico 2009-2010, a diretora executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, anunciou que o crescimento regional tem sido maior do que o esperado.


O relatório de Lasaga explicou que a América Latina superou o efeito ao adotar políticas econômicas que faziam sentido, incluindo o corte de déficit, a reforma de bancos centrais, o aumento das reservas internacionais necessárias para compras internacionais e o gerenciamento para manter a inflação relativamente baixa.

Os ganhos, no entanto, não são regra geral e têm vencedores óbvios (Brasil, Peru, Uruguai e Panamá, por exemplo), bem como perdedores (Haiti e Venezuela). 

Segundo a reportagem do Miami Herald, a recessão ainda deve levar cerca de 12 milhões de pessoas de toda a região para condições de pobreza ao custo de aproximadamente 1 milhão de empregos. 

De la Torre acrescentou que mesmo que haja outro retrocesso, a região ainda terá um desempenho melhor do que tinha nos tempos em que qualquer desequilíbrio econômico nos EUA significava a queda das economias da América Latina e do Caribe.

“Até parece que os Estados Unidos e a América Latina trocaram de lugar”, disse Lasaga. “Dessa vez a América Latina é a região que tem os melhores indicadores econômicos."

Nenhum comentário: