MARINA

Má li esse poema umas dez vezes. Foi a coisa mais bonita que já fiz. Andei trocando umas palavras, corrigindo vou mandar de novo prá vc montar um slide vou mandar imprimir e mando p/ vc pelo correio MARINA No ambiente amplo Paredes brancas, Iluminado por uma Réstia de luz Qu’escapava esguia Por cortina balouçante, Uma marina deslumbrante, Com mares azuis, tal Olhos de uma diva. O píer branco qual Espumas das ondas O conjunto enfeitando. Barcos que partiam E chegavam Se quem ia ou voltava Não sei se ria Ou só chorava. Ah! como amava Esta marina que, De amor minha Vida povoava 22.03.09 LUIZ BOSCO SARDINHA MACHADO ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ QUEM SOU EU MARINA SILVEIRA- PROFESSORA, TECNÓLOGA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

domingo, 19 de setembro de 2010

ENSINO MÉDIO EM NÚMEROS

Apenas 53,1% dos jovens cursam Ensino Médio na idade apropriada

google-imagens Ensino médio não atrai jovens Ensino médio não atrai jovens


Da Agenda (18/9/2010) - A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz dados preocupantes sobre a educação no Rio Grande do Sul.

A SIS 2010, como é chamada, compila dados de outras pesquisas do IBGE – principalmente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – e faz comparações entre diferentes períodos e regiões do país.

Nesta edição, foram contempladas 10 áreas, incluindo temas como educação, domicílios, demografia e terceira idade.

Um dos alertas mais contundentes diz respeito ao aproveitamento e ao ambiente escolar.

– Esses dados antecipam um estudo maior e mais amplo que deverá ser divulgado até o final do ano – afirma o supervisor de informações do IBGE no Estado, Ademir Koucher.

Os dados apontam para uma preocupação que vem sendo denunciada pelo Grupo de Trabalho em Educação da Agenda 2020 nos últimos três anos: apenas 53% dos estudantes gaúchos entre 15 e 17 anos cursavam o Ensino Médio no ano passado.

Quase a metade da população nessa faixa etária, portanto, não estava na série adequada para sua idade. No país, a média é um pouco pior: 50,9%.

Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fernando Becker, esse nível de ensino não consegue atrair e manter os jovens.

– O Ensino Médio está com dificuldades tremendas por sua baixa qualidade, que não consegue atrair e cativar os alunos na faixa etária adequada.

Apesar dos problemas, os gaúchos ganharam, em média, mais um ano de estudo ao longo da última década. Agora, a população com mais de 10 anos soma sete anos e meio de educação, contra uma média nacional de 7,2.

(Com informações da Zero Hora)

Nenhum comentário: